Prezado(a) Mantenedor(a),

Tenho a satisfação de informar que, no próximo dia 25 de fevereiro, as entidades filiadas ao Semesp vão eleger a nova Diretoria e o Conselho Fiscal da entidade para o triênio 2021-2024, depois da prorrogação do mandato atual em virtude da pandemia da Covid-19, decisão aprovada em Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 8 de maio de 2020.

Como certamente já é de seu conhecimento, há uma única chapa inscrita nesta eleição. Ela é encabeçada pela Profª. Lúcia Maria Teixeira, presidente da Universidade Santa Cecília, sediada em Santos, que na gestão que se encerra ocupava a 3ª Vice-Presidência da Diretoria. Essa posição na nova chapa caberá a mim, o que me deixa extremamente honrado, e me oferece a oportunidade de continuar a contribuir com as atividades da nossa entidade.

A nova composição foi resultado de um consenso entre os mantenedores das diferentes instituições acadêmicas de todas as regiões de São Paulo e reflete um desejo de renovação. Tenho certeza de que, sem embargo de tantos companheiros igualmente capazes e abnegados, a escolha de uma das mais atuantes e talentosas lideranças do nosso segmento, que ao longo dos anos participou ativamente das relevantes conquistas obtidas pelo Semesp, permitirá à entidade projetar novos avanços em um momento particularmente difícil para o nosso segmento.

Certamente você reconhece na composição da chapa que constituirá a nova Diretoria a representação isonômica das faculdades, centros universitários e universidades da Capital e do Interior, assim como das instituições de pequeno, médio e grande portes, com e sem fins lucrativos. Esse é o compromisso que temos conduzido desde que assumi a presidência, e que tem permitido que novas lideranças desse variado perfil de instituições assumam posições para trabalhar em beneficio do Semesp e do ensino superior privado de São Paulo.

A trajetória recente, que graças ao apoio e à participação das mantenedoras associadas levou o Semesp à destacada posição em que se encontra atualmente, está descrita no Relatório de Gestão 2017-2020, cujo conteúdo tenho o prazer de lhe enviar, e que pode ser acessado aqui.

A publicação mostra que, depois de ter-se tornado referência como principal centro de produção de conhecimento do segmento de ensino superior do país, dedicando-se à formulação de políticas públicas e contribuindo decisivamente para o aperfeiçoamento e a inovação da gestão acadêmica e administrativa das IES, o Semesp conseguiu dinamizar e ampliar o alcance de suas iniciativas, especialmente diante do inesperado e complexo desafio da pandemia da Covid-19, e da crise dela decorrente, e pode atender rapidamente às necessidades das suas associadas através da prestação de serviços de orientação, defesa e representação, com resultados bastante significativos.

A nova gestão do Semesp prosseguirá comprometida com o setor e com as mantenedoras associadas. Por esse motivo, gostaria de contar com a sua importante participação na eleição do próximo dia 25 de fevereiro, lembrando que ela poderá ser presencial ou, diante das restrições de distanciamento social provocadas pela pandemia, por meio do envio de uma procuração, o que lhe permitirá proporcionar à nova Diretoria a representatividade necessária para que o Semesp dê continuidade a sua liderança no cenário do ensino superior privado do país.

Com sinceros votos de estima e amizade,
Hermes Ferreira Figueiredo
Presidente

Confira o Relatório de Gestão 2017-2020