Experts internacionais apresentam novidades

em gestão no evento do Ceacom/USP

 

O especialista em microcrédito, o indiano Dennis Paul, falará de sua experiência na gestão de 200 executivos atuantes em projetos sociais em Nova Iorque

Já a diretora de Comunicação da Votorantim, Malu Weber, apresentará os desafios e internacionalização da empresa

 O II Encontro Internacional Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade, que acontece no dia 6 de novembro, será um espaço para debate, articulação e troca de experiências sobre as boas práticas de gestão da comunicação e marketing de projetos socioculturais comunitários em diferentes contextos sociais e países.

A organização do Encontro é do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (CEACOM) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), e acontecerá nas suas instalações.

Entre as palestras, a do indiano Dennis Paul, promete ser bem concorrida. O especialista contará sua experiência como presidente do Conselho de Microfinanças para Accion de Nova Iorque – um dos maiores do mundo – onde gerenciou mais de 200 executivos da área empresarial, que atuavam como voluntários em projetos multidisciplinares.

Dennis Paul, que é mestre em Engenharia Elétrica e Matemática pela Universidade de Rutgers, além de especialista em Gestão de Riscos Financeiros da NYU, desenvolveu com este grupo o voluntariado baseado na competência e habilidades intelectuais específicas, formando-os em especialistas na elaboração de projetos de desenvolvimento estratégico para empreendimentos focados em inovação social.

Morando em São Paulo há quatro anos, Dennis Paul atuou como mentor de startups por meio do Aceleratech da ESPM, e trabalha como vice-presidente do banco JP Morgan Brasil.

Já a brasileira Malu Weber, diretora geral de Comunicação Corporativa & Gestão de Marcas, apresentará os desafios de internacionalização da Votorantim Cimentos, hoje presente em 14 países, o cuidado de como contornar as barreiras culturais de cada país, preservar o melhor de cada uma e ao mesmo tempo estabelecer um jeito único de ser definido para a empresa como “one team, one company”, além de um conjunto de crenças e valores.

De acordo com o prof. Dr. Felipe Chibás Ortiz, estas palestras mostram um dos objetivos do Encontro, “que é abordar, a partir de uma perspectiva multicultural e transdisciplinar, as diversas experiências e conceitos da gestão da comunicação e marketing social, como os referentes à gestão da inovação social, métodos de criatividade para gestão empreendedora responsável, gestão da comunicação de startups e projetos socioculturais, além das questões da afetividade e sensibilidade digital e das barreiras culturais à comunicação que enfrentam as empresas brasileiras, algumas em processo de internacionalização, como por exemplo, a Votorantim”, explica.

O Encontro 

O evento contará com a participação de renomados autores e pesquisadores do Brasil, Cuba, Espanha, Peru, Portugal e Índia. Também já confirmaram presença: o professor Gerardo Borroto, especialista em Inovação tecnológica, de Cuba; Rogelio Rivero, diretor de Projetos Comunitários da UNEAC (União de Escritores e Artistas de Cuba); Veronica Goyzueta, pesquisadora das barreiras culturais à comunicação, do Peru; Sofia Alexio, expert em Marketing e sensibilidade digital, de Portugal e Jaira de Arriba Pascual, da Universidade de Murcia (Espanha), que abordará a criatividade e a cultura na política.

Pelo Brasil, destaca-se a presença dos professores Margarida Kunsch, diretora da ECA/USP e Victor Aquino, chefe do departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da mesma entidade, ambos farão a abertura do evento.

Durante o evento será lançado o livro “Marketing e Comunicação em projetos socioculturais: experiências brasileiras e cubanas”, organizado pelos professores doutores Mitsuru Yanaze, Felipe Chibás Ortiz e Kleber Markus, que reúne pesquisas e experiências sobre como desenvolver projetos inovadores na era digital.

Inscrições

Os interessados em participar do II Encontro Internacional Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade podem ser inscrever pelo link http://criarcom1.com.br/index.php/inscricoes/ ou pelo telefone (11) 3091-1584 (no período da manhã) com Rosa Barros, até o dia 11 de outubro para a apresentação de trabalhos e até 30 de outubro para participantes. As vagas são limitadas e as 200 primeiras inscrições serão gratuitas. 

Ceacom

Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing/CEACOM 
Com sede na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, é uma unidade de pesquisa que integra a academia, organizações públicas e privadas promovendo trocas de informações que estimulem os processos de melhoria, evolução e otimização dos recursos investidos em todas as ações de marketing e comunicação.

Mais informações:

https://www.facebook.com/comunicacaoculturamarketingcomunidade

www.criarcom1.com.br