A Conferência Regional de Ensino Superior – CRES+5 acontecerá entre os dias 13 a 15 de março, em Brasília, com suporte e participação relevantes do MEC. Organizada pela IESALC-Unesco, sua realização já teve quatro encontros preparatórios. E o Semesp participou de todos.

O primeiro encontro aconteceu no mês de março de 2023, em Córdoba, na Argentina, onde o Semesp e o Consórcio STHEM Brasil participaram, com as presenças da presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, e do presidente do Consórcio STHEM Brasil e diretor de Inovação e Redes do Semesp, Fábio Reis. Durante o evento foram discutidos os temas prioritários para serem abordados durante a CRES+5, e foram definidos 12 eixos temáticos [1].

Em setembro, a reunião foi em Puebla, no México, e durante o encontro aconteceram as primeiras reuniões dos grupos de trabalho responsáveis pelos eixos de discussão. Desse encontro participou o diretor Fábio Reis, representando o Semesp e o Consórcio. O terceiro encontro aconteceu em Assunção, no Paraguai, no mês de novembro. O tema do evento foi a transformação digital, que é um tema transversal e relevante para todos os eixos. O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, representou o Semesp e Fabio Reis, o Consórcio. Por fim, o último encontro foi realizado  nesta semana em Havana, Cuba, com a participação dos dois diretores, que discutiram os documentos produzidos pelos 12 grupos de trabalho dos eixos temáticos.

Fabio Reis destaca, porém, que a participação do Semesp transcende os encontros preparatórios da CRES+5. “Em 2008 aconteceu a CRES de Cartagena, na Colômbia, e eu tive a honra de participar. Em 2009, em Paris, a Unesco promoveu a 2ª Conferência Mundial da Unesco, evento do qual também tive a honra de participar. Em 2018, a CRES foi em Córdoba, na Argentina e o Semesp foi representado por uma delegação de cinco pessoas. A 3ª  Conferência da Unesco foi em 2022, em Barcelona, e o Semesp foi representado pela presidente Lúcia Teixeira”, lembra o diretor do Semesp e presidente do STHEM Brasil.

O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, reitera que a entidade vem participando de forma assertiva, contínua e cooperativa das reuniões, e tem produzido relatórios e documentos propositivos. “Somos uma entidade que tem defendido os princípios da Unesco. E, como a próxima CRES+5 será em Brasília, o Semesp considera que deve participar do evento de forma ainda mais efetiva e relevante. Há associações, sindicatos e movimentos estudantis e sociais que participarão com propostas que os representam. O Semesp participou de todos os encontros preparatórios. Agora, no encontro que será realizado no Brasil, precisamos de representatividade e de propostas assertivas e concretas. Convocamos todas as associadas do Semesp a irem a Brasília, para que possamos ter voz ativa em um evento que representa diferentes perspectivas para o setor do ensino superior. Espero que possamos estar juntos nesta jornada”, conclama o diretor executivo.

As inscrições para participar da CRES+5 são gratuitas. O público-alvo são reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, redes de ensino superior, associações e profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior no continente.

Para saber mais informações sobre a CRES+5, acesse o site do evento.

[1] https://cres2018mas5.org/biblioteca/documentos-base/