Principal evento do setor trará especialistas internacionais e discutirá novos modelos de cursos e formas para captação de recursos
As mudanças em toda a sociedade provocadas por ideias e atitudes de pessoas empreendedoras, estão sendo acompanhadas e serão avaliadas pelos gestores e mantenedores de instituições de ensino privadas brasileiras, durante o 14º FNESP – Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, que acontece nos dias 20 e 21 de setembro em São Paulo.
Organizado pelo Semesp – Sindicado das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, o evento trará especialistas como o pesquisador M. Ramesh, da Universidade Nacional de Singapura, que abordará, dentre outros, o case de desenvolvimento do ensino superior na Coréia do Sul, atualmente um dos países mais conceituados e que mais produzem inovação em sua economia.
As diferenças culturais a serem trabalhadas para que o Brasil desenvolva uma política de arrecadação de fundos e doações, a exemplo dos Estados Unidos, será o tema da palestra do professor Andrew Matt, Chefe Executivo da Associação de Profissionais do Fundraising de Vancouver, Canadá. Também será aberto espaço para a apresentação do case da Universidade de Warwick, do Reino Unido, que de uma instituição em séria crise financeira, transformou-se em uma das mais importantes escolas empreendedoras de todo o mundo.
“Nosso objetivo será apresentar aos gestores educacionais brasileiros, todos os aspectos relacionados ao empreendedorismo e à inovação. Desta forma, as instituições de ensino brasileira terão maiores oportunidades para alinhar sua administração e seus conteúdos com o que de mais desenvolvido existe no restante do mundo”, explica Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp.
Os temas a serem discutidos durante o 14º FNESP são: “Inovação para a transformação e competitividade no ensino superior”; “Os entraves da regulamentação e da burocracia para a dinâmica da economia e do sistema de educação superior. Como fomentar o empreendedorismo e a competitividade nas IES?”; Será que temos a perspectiva de que é possível transformar nossas IES em instituições empreendedoras? Quais são os caminhos para implantar a cultura empreendedora?”; “Como transformar sua IES em uma instituição empreendedora? O caso da Universidade de Warwic – da crise institucional às soluções empreendedoras”; Como fortalecer a relação entre IES e a empresa? A necessidade de diálogo para a elaboração de projetos comuns, buscando a melhoria da qualidade e ampliação da empregabilidade”; Quais são as melhores práticas para ampliar as fontes de financiamento das IES, expandir e diversificar as receitas?”; Como inovar e empreender na gestão acadêmica?” e “Como uma IES pode formar empreendedores para o mercado de trabalho?”.

Serviço
14º FNESP – Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro
Data: 20 e 21 de setembro de 2012
Local: Hotel Renaissance – São Paulo – SP