Levar informações sobre o patrimônio cultural e natural da Vila e Usina de Itatinga de forma a ampliar o debate sobre a preservação do patrimônio ambiental e cultural do porto e da Região Metropolitana da Baixada Santista é o objetivo do curso de extensão Diagnóstico Cultural e Ambiental – Estudo de Caso da Usina e Vila de Itatinga, promovido pela Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

O curso é coordenado pelo prof. Dr. Luiz Antonio de Paula Nunes e será realizado dias 15, 16 e 23 de outubro e 6 e 19 de novembro, às sextas-feiras, das 19 às 23 horas e aos sábados, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Constam no programa aspectos históricos, políticos e econômicos relacionados à construção da usina. Na área de meio ambiente, será abordado o sítio de implantação do local. A parte social contemplará os moradores e trabalhadores da usina e os aspectos culturais e ambientais estarão relacionados com o patrimônio natural e edificado e a relação Porto e Cidade envolvendo a Usina, o Porto e o potencial turístico da região.

Aula de campo – Além da teoria, será realizada uma aula de campo multidisciplinar com visita programada à Vila e à Usina de Itatinga. No encerramento do curso haverá uma mesa-redonda com diversos agentes intervenientes no processo de preservação desse patrimônio do porto e da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Podem participar educadores, arquitetos, engenheiros, biólogos, administradores, além de estudantes e outros profissionais relacionados com as áreas de conhecimento.

Informações e inscrições na Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unisanta, Rua Cesário Mota, 24, pelo telefone 3202-7104 ou e-mail [email protected]