Oito mil e noventa e um universitários de faculdades particulares de Santos têm algum tipo de bolsa ou financiamento. Os benefícios são oferecidos pelas próprias instituições ou concedidos através de programas dos governos estadual e federal. 

 ‘‘A situação financeira dos alunos está cada vez pior, por isso, as universidades são obrigadas a oferecer descontos e ajuda financeira’’, comenta a reitora da Universidade Católica de Santos (UniSantos), Maria Helena de Almeida Lambert. Fechar os olhos para os problemas econômicos dos alunos significa ver aumentar os índices de inadimplência. Na UniSantos, cerca de 15% são devedores.

Por causa desta situação, a universidade não vai aumentar as mensalidades para o próximo ano e oferece uma série de bolsas. A principal delas é a reeembolsável, que existe há mais de 15 anos. O aluno recebe o benefício pelo período que desejar e só começa a pagar três meses depois de formado, sem juros, com base nos valores atualizados das mensalidades.

A instituição também oferece diferentes tipos de bolsas. No total, a quantidade de alunos com algum tipo de ajuda financeira cresceu de 2.034 para 2.317 entre 2004 e 2005.

A universidade ainda participa do Financiamento Estudantil (Fies), programa do Governo Federal que financia até 50% do valor da mensalidade. O restante, o aluno só começa a pagar depois de formado. Os juros são de 6,6% ao ano. A partir deste ano, não haverá juros para os cursos de Licenciatura, Tecnologia e Pedagogia. Mais informações podem ser obtidas no site www.mec.gov.br.

Outro benefício oferecido pela maioria das faculdades de Santos é o Programa Universidade para Todos (ProUni), também do Governo Federal. O aluno carente recebe bolsa integral. Detalhes no site www.prouni-inscricao.mec.gov.br/prouni

  Na esfera pública, ainda há o Escola da Família, que concede bolsas integrais (50% pagos pela universidade e 50% pelo Governo do Estado). Em contrapartida, o estudante presta serviço em escolas públicas aos finais de semana. Para receber o benefício, é preciso ter cursado o Ensino Médio em uma escola estadual paulista. Mais informações no site www.escoladafamilia.sp.gov.br.

Financiamento

O financiamento próprio é outra prática que vem se popularizando. Ele já existe na Universidade Santa Cecília (Unisanta) e no Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte).

Na Unisanta, os alunos de qualquer ano que comprovarem dificuldade financeira podem financiar 50% do curso, sem juros. É o Programa Juros Zero, realizado em parceria com o Centro Brasileiro de Desenvolvimento do Ensino Superior (Cebrade).

Os estudantes só começam a pagar um ano depois de formados, em parcelas correspondentes às mensalidades vigentes. ‘‘Esse financiamento é um grande incentivo, um estímulo para o aluno concluir o curso’’, explica a reitora, Sílvia Ângela Teixeira Penteado.

Ao todo, 2.500 alunos da Unisanta são beneficiados com programas de financiamentos e bolsas de estudos. Entre os oferecidos, está o de bolsas integrais por meio dos Jovens Acolhedores — o Governo do Estado paga até R$ 350,00 do valor da mensalidade e o restante é pago pela universidade.

No Unimonte, também há bolsas dos mais diferentes tipos. São 12 modalidades, além do Fies e do Crédito Universitário Pra Valer. Através deste último, o aluno pode pagar metade do curso após a formatura, em até quatro anos. O crédito começa a valer a partir do ano que vem e inclui os cursos tecnológicos. A taxa de juros é de até 1,5% ao mês, dependendo do valor da mensalidade e do tempo do financiamento.

A intenção da instituição, ao oferecer este financiamento, é ajudar os alunos que querem cursar uma faculdade mas não têm condições financeiras, incluindo os que não se enquadram no Fies, ProUni e Escola da Família. Outro objetivo é reduzir o índice de inadimplência, em torno de 30%.

A Universidade Paulista (Unip) é outra que oferece uma grande variedade de bolsas. Uma delas é a feita em parceria com a Associação de Pais e Alunos do Estado (Apaesp), com descontos para alunos carentes. O benefício deve ser solicitado ao coordenador-geral do campus de interesse.

Aposentados

Na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), além do Fies, obtido por 181 alunos, também são oferecidas bolsas parciais e integrais para funcionários e parentes. Há, ainda, uma bolsa especial para aposentados, criada este ano, e que prevê desconto de 50% no valor das mensalidades nos cursos, com exceção de Medicina. Para conseguir o desconto, basta apresentar um comprovante da aposentadoria.

A Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação Social (Esamc) oferece descontos a funcionários de empresas conveniadas e a familiares de alunos, além do Fies, ProUni e Escola da Família.