IES terão de adaptar projeto pedagógico de licenciatura e bacharelado

 

A partir de 2007, os cursos de graduação de Pedagogia (licenciatura e bacharelado) deverão se adequar às novas diretrizes curriculares nacionais homologadas pelo MEC (Ministério da Educação) em julho deste ano, o que está gerando uma série de dúvidas nas IES (Instituições de Ensino Superior). Com o objetivo de orientar as Instituições para que possam se adequar à nova realidade, o Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo) realiza o seminário “Curso de Pedagogia, o que fazer?”, no próximo dia 27 de setembro, na sede do sindicato.

 

Os consultores da área educacional Celso Frauches, do Instituto Latino Americano de Planejamento Educacional, e Raulino Tramontin, da CM Consultoria, farão exposições sobre as novas regras. Durante o seminário, serão apresentados estudos de casos sobre cursos de Pedagogia oferecidos por algumas IES do Estado de São Paulo, como Universidade Cruzeiro do Sul, Faculdades Integradas de Botucatu e Universidade Cidade de São Paulo.

 

O evento é gratuito para associados do Semesp e custa R$ 50,00 para os demais interessados. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone (11) 6169-4425. O programa completo pode ser acessado no site https://www.semesp.org.br/md/convite/Convite270906.htm.

 

Mudanças

 

Segundo informações divulgadas pelo MEC, o curso de pedagogia se destinará essencialmente à formação de professores para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental, além do desenvolvimento suplementar de competências para atividades da gestão democrática escolar. Com isso, os interessados em se aprofundar nos temas de gestão e administração precisarão se especializar por meio de cursos de pós-graduação.

 

Em 14 artigos, o projeto de resolução define princípios, condições de ensino e de aprendizagem e procedimentos que devem ser observados pelas instituições de ensino superior no planejamento de cursos. Determina, por exemplo, as atividades próprias dos docentes, tais como planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor.

 

As diretrizes indicam também que a estrutura do curso terá um núcleo de estudos básicos, respeitadas a diversidade nacional e a autonomia pedagógica das instituições. Além disso, a formação dos professores passará das atuais 2.800 horas comuns aos cursos de licenciatura para 3.200 horas de efetivo trabalho acadêmico.

 

Serviço

 

Seminário “Curso de Pedagogia, o que fazer?”Data: 27 de setembro de 2006Horário: 9h às 17h30Local: Sede do Semesp – Auditório Professor Antônio Eufrásio de ToledoRua Cipriano Barata, 2.431 – Ipiranga – São Paulo, SPInvestimento: Associados Semesp – gartuitoNão Associados – R$ 50 por participante.Inscrições: (11) 6169-4425 – Vanessa