Nesta quinta-feira, dia 24, foram  conhecidos os vencedores do 1º concurso Talentos da Costa da mata Atlântica, promovido pelo Santos e Região Conventíon & Visitors Bureau em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo.

 

Participaram estudantes e recém-formados dos cursos de Turismo e Hotelaria e Arquitetura. No total, foram 25 trabalhos inscritos, todos dentro de tema: Turismo na Costa da Mata Atlântica: Novas Visões. Todos os participantes que chegaram à etapa final receberam um certificado de participação, sendo que os três primeiros colocados em cada curso receberam uma premiação em dinheiro. Já os dois vencedores também receberam uma passagem aérea.

 

A presidente do Bureau, Lúcia Maria Teixeira Furlani, destacou a adesão para o concurso neste primeiro ano: “A qualidade dos trabalhos apresenta­dos foi muito boa”. Muitos alunos inscritos aproveitaram o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) para concorrer. Foi o caso dos dois vencedores, que inscreveram  o trabalho e foram premiados.

 

As recém-formadas Cláudia Renata de Freitas e Fernanda Gottmânn foram as premiadas na área de Turismo. Elas apresentaram uma proposta para o implementar o turismo no Centro Cultural das Imigrantes. “Sempre é uma surpresa, sabíamos que o projeto tinha potencial”, disse Cláudia. Já Fernanda afirmou que o prêmio completa um ciclo de estudos que começou na faculdade.”

 

Diego Peloi foi o vencedor na área de Arquitetura, Também recém-formado, o projeto inscrito foi o TCC desenvolvido sobre a intervenção urbana na Praia do Itararé em São Vicente, que com o foco na acessibilidade e mobilidade urbana. “Como passo muito por São Vicente a Praia do Itararé sempre me chamou a atenção por ser um ponto turístico pouco urbanizado, e com o curso do CREA que eu fiz sobre acessibilidade e mobilidade urbana acabei fazendo um projeto com este enfoque”, disse Diogo, que ressaltou que o projeto não visa somente atender deficientes físicos, também as pessoas da terceira idade.

 

Ricardo Yamauti, diretor Regional do Sinduscon-SP, um dos promotores do concurso, destacou a importância da participação dos estudantes neste tipo de concurso. “Vocês não podem deixar de aproveitar as oportunidades oferecidas e este concurso é uma delas. Estes novos profissionais terão bastante chance no mercado de trabalho” Já a presidente do Bureau destacou a vontade da realização da segunda edição do concurso. “Estamos divulgando algo que a gente quer que seja permanente”.

 

O patrocínio foi da TAM Linhas Aéreas e do Parque Balneário Hotel, com o apoio do SEBRAE, Sistema A Tribuna de Comunicação e Delegacia Regional do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo – SEMESP.