Particulares sobrevivem em meio a vagas demais e alunos de menos Renata Cafardo Para seguir no concorrido mercado de ensino superior privado brasileiro, com vagas demais e alunos de menos, sobrevivem os bons não apenas em qualidade, mas em gestão. O último mês foi marcado por movimentos de universidades e faculdades para fugir da crise, com junção de instituições, dispensa de alunos e busca de capital no mercado financeiro. O Estado agora mostra o outro lado, de particulares que deram certo, contabilizando lucros e credibilidade no ensino.Por muito tempo, instituições de ensino superior faturaram relativamente fácil porque havia uma grande demanda reprimida, atendida com um boom no setor – entre 1994 e 2004, o número de instituições cresceu 200% no País. Dez anos depois, a situação se estabilizou e a oferta tornou-se excessiva. Sobrevivem os bons.A Faculdade de Campinas (Facamp) e o Ibmec São Paulo são exemplos disso. Os cursos, em números e em diversidade, se multiplicaram. Áreas exploradas pela Universidade Anhembi Morumbi, como moda e hotelaria, cresceram mais de 1.000%.”Além de crescer em ritmo maior que a demanda, tínhamos o romantismo do educador, dávamos bolsas para amigos”, diz o presidente do Sindicato dos Mantenedores de Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Semesp), Hermes Figueiredo. Só no Sudeste, o setor cresceu 104% depois que o Ministério da Educação (MEC) mudou as regras e permitiu a criação de novas universidades, faculdades e centros universitários. “Podem me culpar por aumentar a concorrência, não pelas instituições que não deram certo”, diz o ex-ministro Paulo Renato Souza, responsável pela expansão.RECEITAS DE SUCESSO”A gente não investe em tijolo”, conta o diretor de operações do Ibmec, José Antonio Capito. O campus de 10 mil metros quadrados e custo de R$ 50 milhões aberto neste ano na Vila Olímpia foi construído por outra empresa e alugado pelo Ibmec. “A demanda pode migrar para outra parte da cidade e perderíamos o investimento aqui”, justifica.”Cada vez que o aluno aperta o botão do elevador, perde-se dinheiro”, diz o economista João Manuel Cardoso de Mello, que inaugurou a Facamp em 2000 em prédios térreos. Com investimento inicial de US$ 6 milhões e 18 sócios, já dá lucros e começará a remunerar acionistas. “Ensino de qualidade barato é balela. É preciso pagar bons professores, novos currículos, ótima estrutura”, diz. As mensalidades de Ibmec e Facamp giram em torno de R$ 2 mil.Para o especialista em educação superior da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Abílio Baeta Neves, é possível oferecer qualidade não só para elite, mas as instituições precisam entender que os alunos não chegam com boa formação do ensino médio. “Uma saída é uniformizar os anos iniciais com cursos básicos, desenvolver currículos e material de apoio.” A Faculdade Pitágoras cresce apostando nisso. Cobra em média R$ 600 e tem programas feitos por nomes como Renato Janine Ribeiro ou Roberto DaMatta. “A orientação deles pode levar a uma aula melhor. É a industrialização do ensino”, diz o educador Claudio Moura e Castro, consultor do Pitágoras. [O Estado de S. Paulo]