As regiões Sul e Nordeste aparecem empatadas em primeiro lugar com o maior percentual de cursos com os conceitos mais altos no Enade -29,9% e 29,8%, respectivamente, tiveram notas 4 e 5. O Sudeste aparece com 27,6% de seus cursos com conceitos altos e 18% com as notas mais baixas. Já o Norte e o Centro-Oeste aparecem com o maior percentual de cursos com notas baixas (1 e 2) -31,4% e 28,5%. “É surpreendente que o Nordeste esteja à frente do Sudeste”, disse Regina Vinhaes, da pós-graduação em educação da UnB. “Um fator que pode explicar isso é que foi no Sudeste onde surgiu o maior número de cursos novos nos últimos anos. É um indicativo de falta de qualidade.” O presidente da associação das universidades federais, Paulo Speller, tem uma análise diferente. “Foi no Nordeste onde houve a maior expansão da rede pública, que tradicionalmente tem desempenhos melhores.” Representante de instituições privadas paulistas, Hermes Figueiredo diz que no Sudeste pode ter havido inclusão maior de alunos que têm deficiência desde o ensino básico.

Como é feito – O Enade é dividido em duas partes: uma de conhecimento gerais, que traz perguntas desde globalização até questões éticas, e outra específica, sobre o que os alunos aprenderam em cada curso. Como é aplicado para estudantes do primeiro e do último ano é possível avaliar o conhecimento agregado.