Acontece hoje e amanhã, no Hotel Portal D’Oeste, em Presidente Prudente, a Jornada Regional 2006 Semesp,  das 9h às 17h, com apresentação de dois temas por dia. O Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) é responsável pela realização do evento, que vida orientar os gestores das instituições de ensino superior sobre as tendências de mercado de ensino no Brasil. Segundo a Assessoria de Imprensa da Semesp, todos os mantenedores de instituições de ensino superior em Presidente prudente foram convidados para o encontro.

Equilíbrio financeiro, ensino a distância (EAD), relações de trabalho e avaliação do ensino superior são alguns dos temas a serem abordados na jornada. “Gestão Financeira das Instituições de Ensino Superior/ Equilíbrio Econômico Financeiro/ Inadimplência” ´pe o primeiro tema de hoje. Como planificar os custos de um ensino superior particular, planejamento de reajustes das mensalidades e remuneração, além de inadimplência financeira, serão explicados minuciosamente da Semesp, Rodrigo Capelato.

À tarde, dúvidas freqüentes com relação ao ensino a distância, serão esclarecidas. Com o a EAD é um fenômeno novo de ensino no Brasil, poucos gestores têm noção de implantar este sistema no ensino superior. Desde o procedimento de se escolher o corpo docente, o método de avaliação, conteúdo, até a questão da legislação deste tipo de ensino, estarão presentes na exposição do segundo tema de hoje., A supervisora do EAD da Universidade Anhembi Morumbi, Fernanda Furuno e Luciana santos, da área de treinamentos pedagógicos para professores tutores da mesma universidade, são as profissionais responsáveis pelo assunto.

Amanhã, “Relação de Trabalho no Ensino Superior/ Plano de Carreira”, irá detalhar os critérios para se construir o plano de carreira, coletiva de trabalho, assim como a contratação de portadores de necessidades especiais, banco de horas e regime integral e parcial da jornada de trabalho.

A Jornada Regional 2006 Semesp fecha o evento com a palestra “Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, com a diretora-geral da Consultoria de Ensino Superior”, Ana Cristina Canettieri. A palestra pretende expor as características de mercado da nova avaliação externa do Ministério da Educação.

Os associados da Semesp têm entrada livre, já para quem não é associado, o valor é de R$ 150,00 por participante, em cada palestra.