A partir de hoje, a Petrobras abre as inscrições para empresas e prestadores de serviços interessados em participar de concorrências públicas e licitações de compra de produtos pela Unidade de Negócio de Exploração e Produto da Bacia de Santos (Un-BS).

 A informação foi divulgada ontem durante um fórum regional promovido pela estatal no auditório da Universidade Paulista (Unip), na Vila Mathias, que contou com o apoio da Associação Comercial de Santos (ACS), Prefeitura e Sebrae, além de outras entidades como o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior do Estado (Semesp).

As regras valem para pequenos serviços e fornecimento de materiais que não requerem qualificação técnica.

Durante o evento, a Petrobras divulgou os principais critérios e orientações para um público de empresários da região, com o propósito de fomentar a participação local nos processos de compra promovidos pela UN-BS.

Conforme explicou o gerente geral da unidade, José Luiz Marcusso, a proposta consiste em ampliar a competitividade desse público local nos processos licitatórios. ‘‘Em paralelo, estamos acertando um convênio com o Sebrae que irá se estruturar para oferecer programas de capacitação aos micro e pequenos empresários’’, assinalou Marcusso.

A gerente do escritório regional do Sebrae na Baixada Santista, Silvana Pompermayer, espera implementar os programas a partir de outubro. ‘‘Estamos realizando um diagnóstico do programa da Petrobras para definirmos um cronograma para a região’’.

O cadastramento dos fornecedores atende uma determinação do decreto nº 2.745/98, que estabelece a obrigatoriedade de contratar empresas de bens ou serviços que estejam regularmente cadastradas e legalizadas perante os órgãos das esferas municipal, estadual e federal.

Para se cadastrar, o empresário interessado terá que enviar os documentos exigidos para o Posto Avançado da Petrobras, em Macaé, que centralizará o recebimento via correio.

Após a confirmação da inclusão do cadastro, o interessado se habilita automaticamente para participar de licitações através do portal de compras eletrônicas da Petrobras, chamado Petronect (www.petronect.com.br). O site na internet é usado para consulta do mercado e recebimento de propostas comerciais e técnicas.

Marcusso disse que não há uma lista específica de produtos que deverão ser adquiridos durante os trabalhos. ‘‘A meta é inserir as pequenas e microempresas na cadeia produtiva de petróleo e gás. Mas o empresariado deve ter consciência da necessidade de se adequar aos tempos atuais, que exigem um desempenho pautado pela responsabildade social e ambiental’’.PersonagemLuiz Vinagre, 60 anos

Atuando na área de fotografia há mais de 20 anos na região, o microempresário fez questão de participar ontem do fórum regional para conhecer os critérios adotados pela Petrobras para o cadastramento de prestadores de serviços. Para ele, a presença mais forte da Petrobras deverá produzior efeitos mais diretos nos próximos meses, quando a economia local for acionada com mais frequência. ‘‘Estou otimista com essa iniciativa, pois vejos boas perspectivas não só para mim, como para outros setores, como por exmeplo os que prestam serviços de limpeza e manutenção elétrica’’.BensMateriais gráficosMateriais de construçãoMóveis e eletrodomésticosMateriais de escritórioInformáticaFerramentasMedicamentosEquipamentos de Proteção Individual (EPI)FiltrosConexõesInstrumentos de medição SobressalentesPerfis e chapasFonte: PetrobrasPequenos serviçosAnálise e avaliação de risco de acidentesAnálises químicas ou físico-químicasAssessoria técnica em Segurança do TrabalhoBalanceamentoCalibração de instrumentos de mediçãoColeta e transporte de resíduos de saúdeEnsaios mecânicos em cabos de açoFabricação, montagem e manutenção em estruturas metálicas e chaparia (offshore)Fornecimento de alimentaçãoFornecimento de lanchesManutenções estruturais em guindastesLicenciamento ambientalLocação de andaimesManutenção de compressor alternativo de ar comprimido e centrífugos de processoManutenção de equipamentos elétricos e mecânicosMontagem, manutenção e testes de sistemas de instrumentaçãoProjeto de detalhamento de elétrica e tubulaçõesServiços de filmagem e sonorização de eventosServiços de fotografiaServiços gráficosTreinamentosFonte: Petrobras

 

Investimento foi de R$ 6 bi no portal

 

Através do portal Petronect, a Petrobras realizou em 2006 um total de 135 mil transações. Essa demanda de negociações resultou em investimentos da ordem de R$ 6 bilhões nos mais variados setores.

O gerente de operações do portal Petronect, Ney Serrão Vieira Júnior, disse que é fundamental a participação do empresariado local no cadastro. ‘‘São portas que estão se abrindo, oportunidades que podem não se repetir no futuro. O presente é o tempo certo para agir’’.

Não há um segmento específico atendido pelo portal, que intermedia, desde transações de pequenos valores até outras envolvendo quantias maiores. ‘‘O que precisa ficar claro é que o portal Petronect não compra. Apenas intermedia as transações, fazendo com que elas sejam mais ágeis para a empresa (Petrobras)’’.  O MENOR PREÇO

O sistema é semelhante ao do chamado pregão eletrônico adotado por prefeituras e governos estaduais, que buscam priorizar o menor preço e a qualidade do serviço prestado.

Vieira Júnior ressaltou que o manual para cadastramento e demais orientações podem ser obtidas através da internet, no endereço www.petrobras.com.br/canaldofornecedor, que informa toda a documentação necessária para os interessados.