A cidade de São Paulo será sede, nos dias 19 e 20 deste mês, do 8º Fórum Nacional de Ensino Superior Particular Brasileiro (Fnesp). O evento será realizado no Auditório Casablanca do Centro de Convenções do Hotel WTC e debaterá o tema Educação Superior: Questão de Estado, Prioridade Social.

Organizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp), reunirá convidados internacionais e especialistas brasileiros para debater as práticas existentes no Brasil e no mundo em relação ao papel do Estado na regulação do ensino superior, o financiamento da educação, a experiência das políticas públicas adotadas para a inclusão social e a universalização da educação superior.

O secretário de Educação a Distância, Ronaldo Mota, representará o ministro da Educação, Fernando Haddad, na sessão de abertura do fórum. De acordo com os organizadores, o evento terá um formato inovador, com programação e dinâmica que possibilitarão a participação mais efetiva na discussão dos temas propostos.

Modelos – O primeiro tema de debate será a análise comparativa entre os modelos brasileiros, europeu, asiático e americano, em que serão comparadas as características dos diferentes tipos de sistemas de educação superior. A discussão sobre os papéis do Estado, das instituições que oferecem serviços educacionais e do mercado em relação à promoção da qualidade, credenciamento e garantia da universalidade e eqüidade também se dará no primeiro dia do evento.

No segundo dia, o primeiro debate vai girar em torno do financiamento da educação superior. Será discutida a importância das políticas de inclusão social e das ações afirmativas. O último tema será uma avaliação sobre a atuação do Ministério da Educação no cumprimento de suas funções de acompanhamento e supervisão do sistema de ensino superior no país. Mais informações na página eletrônica do sindicato ou pelo correio eletrônico [email protected].