A proporção de alunos inadimplentes nas instituições de ensino superior particulares do Estado cresceu 6,38% no primeiro semestre de 2007 em relação ao mesmo período do ano passado. Dos 1 milhão de universitários paulistas que estão no sistema privado, 23,7% – aproximadamente 240 mil – estão com mensalidades atrasadas.
Os dados foram compilados pelo Semesp – sindicato que representa as universidades e faculdades privadas no Estado – e divulgados ontem. Entre janeiro e julho de 2006, o índice médio era de 22,3%.
A entidade atribuiu o crescimento da inadimplência à estagnação econômica do país e à insuficiência do sistema de financiamento público para alunos, feito por meio de bolsas, como as do ProUni.
Hermes Figueiredo, presidente do Semesp, também diz que as classes C e D respondem a cada ano por um maior número de matrículas. “Além da mensalidade, existem outras despesas como compra de material e alimentação, o que na maioria das vezes traz dificuldades ao aluno de baixa renda”, afirma.
Ainda segundo o Semesp, a inadimplência na Grande São Paulo é quase o dobro da registrada no interior. Para o sindicato, isso se deve ao menor custo de vida registrado fora da região metropolitana.

CAPES REPROVA 91 CURSOS DE PÓS-GRÂDUÂÇÃQ
A Capes, órgão do governo federal responsável pela pós-graduação – mestrado profissionalizante e mestrado e doutorado acadêmicos – no país, divulgou ontem a avaliação dos cerca de 2,2 mil programas de pós-graduação do país. Desse total, 91 (4%) tiveram notas um ou dois numa escala que vai até sete e, por isso, foram descredenciados. Cerca de 25% desses cursos (21) são de instituições localizadas no Estado de São Paulo.
As instituições reprovadas, cujos nomes não foram divulgados, têm 30 dias para apresentar pedidos de reconsideração dos resultados. O julgamento dos recursos deve acontecer até o fim de 2007.0 descredenciamento representa a não aceitação de novos alunos. Já os antigos poderão terminar o curso. A Capes publicou ainda a relação de 219 programas com nível internacional. A lista dos cursos bem avaliados está em www.capes.gov.br

Veja+