As piores faculdades do país, cerca de 9.400, detectadas no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), vão ter que assumir compromissos para melhorar a qualidade do ensino que praticam caso queiram continuar funcionando, conforme garantiu ontem, em São Paulo, o ministro da Educação, Fernando Haddad. Segundo ele, o boicote dos estudantes às provas do Enade não justifica por completo a baixa qualidade constatada.

“Há a possibilidade de boicote de alunos em um ou outro caso, mas nós sabemos que isso não é a explicação de todo desempenho. Há cursos que estão precários e esses cursos, se quiserem continuar ofertando vagas, vão ter que estabelecer termos de compromisso que, se não forem cumpridos, poderão ensejar a suspensão de processo seletivo” afirmou o ministro.

De um total de 13.400 cursos universitários em todo o País avaliados pelo Enade, 7% tiveram, segundo o ministro, o “sinal vermelho aceso” com os resultados das provas feitas pêlos alunos. Ele disse que um “banco de avaliadores”vai avaliar cada curso “in loco”.

“Nós compusemos um banco de avaliadores, composto por doutores de toda rede federal de educação superior. São doutores especializados em avaliação que estão sendo capacitados inclusive para poder aplicar os instrumentos que foram elaborados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, a Conaes. Esses consultores vão compor comissões de avaliação in loco, compostas por sorteio, não vai ter indicação, pra fazer a avaliação de porquê esse resultado foi ruim”, explicou.

Para Haddad, não há relação entre abaixa qualidade constatada pelo Enade e o processo verificado em muitas universidades, que estão sendo transformadas em empresas para serem vendidas ou para receber o capital privado, principalmente internacional.

A avaliação está sendo feita, segundo o ministro, para que seja feito o controle de qualidade do ensino superior no País, já que a quantidade de cursos tem aumentado muito em todos os estados. Haddad disse que o MEC está ampliando a oferta de instituições públicas para corrigir as distorções.