Alunos dizem que secretário é um representante dos empresários da educação. Manifestantes querem revogação de decretos e fim da Secretaria de Ensino Superior. Os estudantes que ocupam a reitoria da Universidade de São Paulo (USP) desde o dia 3 de maio, junto com alunos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgaram uma “Declaração à Sociedade”, na qual pedem a saída do secretário estadual de Ensino Superior, José Aristodemo Pinotti. O comunicado foi divulgado no blog manifestantes da USP.

Os alunos dizem que o secretário é um “representante dos empresários da educação” que quer “implementar um projeto educacional que fragmenta ensino, pesquisa e extensão, para colocar a produção de conhecimento ainda mais a serviço do capital privado”. Procurado pelo G1, o secretário não respondeu às críticas dos estudantes.

A “revogação completa e imediata” de decretos editados pelo governo do estado, os quais os estudantes consideram prejudiciais à educação, e o fim da Secretaria de Ensino Superior são duas reivindicações dos manifestantes, segundo o documento divulgado. Para os alunos, um decreto declaratório editado pelo governador José Serra (PSDB) no início deste mês, “representa um recuo do governo em relação aos ataques desferidos no início do ano” e é fruto direto de sua mobilização. No entanto, entendem que “são mantidos ataques fundamentais.”

“Isto, não para defender a Universidade elitista como ela é, mas por mais verbas para a educação para garantir Educação Pública, gratuita e de qualidade para todos. Por isso, convidamos estudantes, trabalhadores e o povo pobre de todo o país a se somar a esta luta”, diz o documento. Está marcada para as 18h desta terça-feira (12) uma assembléia dos estudantes da USP que pode definir os rumos da ocupação.