Formação de tecnólogo atende à demanda; logística e gestão são filões.

Pensando em suprir as necessidades do mercado, a Faculdade IBTA colocou à disposição de seus alunos os cursos superiores que formam tecnólogos e têm duração que variam de dois anos e meio (tecnologia da informação) e dois anos (gestão). A instituição mantém parcerias com empresas de destaque no mercado, como IBM, Oracle, Microsoft, Sun, Cisco Systems e Banco Real, entre outras.

Para o diretor acadêmico da Faculdade IBTA, Francisco Borges, o mercado está carente de profissionais capacitados para atuarem na área de logística e gestão. “Existem grandes armazéns na região que necessitam de profissionais que saibam administrar prazos e lidar com transportadoras. É preciso que o aluno esteja capacitado em um curto período para absorver as necessidades dessas empresas”, explica Borges.

Outras áreas, como a de tecnologia da informação (TI), sistema e desenvolvimento de softwares, também exigem capacitação adequada. “Existe um problema na RMC, o mercado precisa de profissionais qualificados para essa área e não encontra. Um estudo deveria ter sido realizado há alguns anos avaliando as condições de crescimento desse setor, que hoje absorve toda essa mão-de-obra e ainda sobram vagas”, garante o diretor acadêmico.

Reciclagem

Ele ainda faz outra consideração, visualizando o avanço tecnológico. “O profissional que pára de investir na educação perde a oportunidade de crescimento profissional. Todos os dias, em cada segmento, surgem novidades. Quem não passa pelo processo de reciclagem é derrubado pelos concorrentes que apostaram na renovação do currículo.”