A Educação a Distância está cada vez mais conquistando o seu espaço frente a uma sociedade brasileira carente de informação e conhecimento. Com as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, o aluno não se sente mais tão distante assim dos colegas e do professor. Em alguns sites, que são verdadeiras empresas de educação, já é possível ver, escrever, ouvir e falar com os seus colegas de curso e com o tutor, em tempo real, ao vivo, pela internet. Graças ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) que possibilita essas ferramentas durante as aulas. Ferramentas essas que não são apenas listas de discussão ou Chat (comunicação síncrona por meio de texto). Agora, a Comunicação Síncrona também ocorre por meio de áudio e vídeo.

Além das Aulas Ao Vivo, em tempo real, o conteúdo do curso ofertado fica disponibilizado no AVA, onde o aluno pode acessar a qualquer momento, do dia ou da noite. Tudo a distância, online. Nesses ambientes, há tarefas, lições, diários, bibliotecas virtuais, fóruns, arquivos de texto, vídeos, áudios, imagem fixa (fotografia ou infográficos), chats, notícias online e mensagens dentro do próprio curso.

Ambientes Virtuais

Há vários ambientes virtuais de aprendizagem já utilizados por escolas, universidades e empresas particulares. Dente eles, estão: Teleduc, AulaNet, Moodle e os criados pelas próprias instituições. Um exemplo na utilização de um desses ambientes podemos destacar a empresa Globo Aula – Cursos de Educação a Distância (www.globoaula.com.br). Ela utiliza para a realização de seus cursos, o sistema Moodle, de ensino a distância. No site das aulas, há material de estudo em forma de textos, vídeos, links e fotografias. Formado por uma equipe de jornalistas e educadores que leva até o aluno, onde quer que ele esteja, não só uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional, mas também a maior de todas as heranças: o conhecimento!

O que se percebe é que com o boom da Internet no país, aumentaram os sites que passam a ofertar cursos a distância por meio da CMC (Comunicação Mediada por Computador). Mas é bem verdade que o aluno ou futuro participante, deve ficar atento a metodologia aplicada pelas empresas. Na modalidade da Educação a Distância, a interatividade e o papel do tutor são fundamentais para o sucesso do curso.

Fábio Figueirôa é Jornalista, Radialista e Mestre em Educação na linha de pesquisa das Novas Tecnologias em Educação. Atualmente é Assessor de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores da Área de Saúde do Estado de Sergipe e da Força Sindical Sergipe, professor do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe e da Pós-graduação do SENAC do curso de Educação a Distância, editor e diretor do jornal Terceiro Grau (impresso e online) e Diretor do Globo Aula. É o presidente do Sindicato dos Professores e Auxiliares da Área Administrativa e Operacional das Instituições Privadas de Ensino Fundamental, Médio e Superior do Município de Aracaju