Público-alvo são funcionários, prestadores de serviços e até clientes.

O que o Sul América Seguros, a Motorola e o Mc Donald têm em comum além? Resposta: um corpo de funcionários preparado em uma universidade criada pela própria empresa.

Na Motorola University, os cursos vão dos essenciais para a área técnica aos comportamentais e de liderança. “Nosso interesse é promover competências na empresa”, afirma Eduardo Pellegrina, diretor de recursos humanos da Motorola. “Por isso, os cursos são abertos para todos os níveis hierárquicos”.

Por mais democráticas que sejam, as universidades corporativas têm como público-alvo o corpo gerencial. “Até o final do ano, todos os funcionários deverão passar por, no mínimo, dois cursos de liderança e gestão”. Diz Pellegrina.

Além de atender ao público interno, as universidades corporativas começam a ampliar seus horizontes, incorporando prestadores de serviços, parceiros e até clientes. A inusitada Universidade do Hambúrguer, criada há dez anos pelo Mcdonalds, em São Paulo, já formou 3 mil alunos. Os cursos técnicos, de administração básica e comportamentais são dirigidos a funcionários que ocupam cargos de gerência, tanto da corporação como dos restaurantes próprios e franqueados. Também podem freqüentar as aulas parceiros e fornecedores do sistema McDonalds.

“A Universidade Corporativa Sul América (Universas) é um grande guarda-chuva”, compara Carmen Pereira, superintendente responsável pela unidade. “Sob ele estão as iniciativas de desenvolvimento e educação de funcionários e corretores. A universidade é virtual, numa parceria entre a Sul América e o Instituto de Administração e Gerência da PUC-RJ. Também oferecemos aulas presenciais, com a parceria do Ibmec e da FGV.”