Colocar uma sala de aula dentro da empresa tem sido a saída encontrada por diversas companhias que precisam melhorar a formação de seus executivos, mas poupando-os de se deslocarem até uma escola distante.

A parceria com instituições de primeira linha e a utilização de modernos sistemas integrados de comunicação permitem manter a qualidade do curso, adaptando a grade curricular a necessidades específicas da empresa e, ainda, com a vantagem de um custo bem menor.

NaMetalfrio Solutions, tradicional fornecedora de refrigeradores, os funcionários cursam, sem sair da empresa, graduação em Gestão de Produção e Operações Industriais. O curso, que tem duração de dois anos, é parcialmente pago pela empresa e as aulas são ministradas pela Universidade Anhembi Morumbi.

Apesar de os cursos in company serem uma alternativa mais barata, a qualidade é assegurada pêlos acordos firmados com boas escolas de negócios ou faculdades, que em troca do mercado garantido, oferecem descontos aos funcionários nas mensalidades. A Escola de Administração de Empresa da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Eaesp) possui convênios desse tipo com cerca de 20 empresas.

Crescimento A Business School São Paulo (BSP), uma das principais instituições de ensino corporativo do País, vem crescendo cerca de 30% ao ano no segmento de cursos in company. De 2001 para cá, cerca de 4 mil executivos passaram pêlos programas da escola, a grande maioria pêlos cursos de MBA. Executivo. “As instituições se interessam pelo conteúdo e o adaptam conforme as suas necessidades. Muitas vezes são desenvolvidos programas em conjunto com as empresas para um público específico. Para nós, é uma oportunidade interessante desenvolver um programa para um grupo de interesses homogêneo”, afirma o professor Geraldo Barbieri, coordenador Geral de Cursos da BSP.

Quase 2 mil executivos, ao longo de 30 anos de atuação, fazem da Fipecafi uma das mais experientes escolas em cursos in company. Especializada nas áreas contábil, financeira, atuaria, de risco, controles internos, auditoria e tecnologia da informação, a Fipecafi relaciona em seu portfólio algumas das maiores instituições financeiras e outras empresas estatais e privadas do País.

O Instituto Coppead de Administração, da UFRJ, é satisfação em revelar uma informação que considera ser um indicativo da boa demanda por cursos in company: a modalidade já representa cerca de 15% do total da receita da instituição. Atualmente, os que cursos têm despertado maior interesse são os da área de logística.