Instituições da região alegam que resultados divulgados estão dentro da média nacional

A Univap (Universidade do Vale do Paraíba), de São José dos Campos, Unitau (Universidade de Taubaté) e Unimódulo, em Caraguá, avaliaram como positivo o resultado do Enade 2006 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) divulgado anteontem pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira).

Todas as faculdades que participaram do Enade na região não conseguiram alcançar o conceito máximo (5) e menos de 15% dos alunos acertaram mais da metada da prova, aplicada em novembro do ano passado pelo MEC (Ministério da Educação).

O Enade avalia a qualidade do ensino superior em todo país e foi aplicado a alunos ingressantes e concluintes das faculdades de administração, arquivologia, biblioteconomia, biomedicina, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social (jornalismo e publicidade e propaganda), design, direito, formação de professores, música, psicologia, secretariado executivo e teatro e turismo (leia texto nesta página).

“Os resultados do Enade para os cursos da Univap foram de uma maneira geral positivos, com especial destaque para os cursos normal superior, administração e ciências contábeis. Nós temos adotado novos modelos de ensino com foco nas competências”, afirmou o pró-reitor de Graduação da Univap, Renato Amaro Zângaro.

Ele disse também que falta aos alunos entender que um bom desempenho na prova pode ser um diferencial para a busca de uma vaga no mercado de trabalho.

“Um bom conceito sem dúvida é importante para escola, mas o aluno tem que entender que o seu desempenho favorece sua entrada no mercado de trabalho.”

UNITAU – A Unitau (Universidade de Taubaté) em nota enviada aovaleparaibano também considerou positivo o resultado –dos 8 cursos avaliados, dois aparecem com conceitos abaixo da média nacional.

O curso de jornalismo obteve conceito 4, superior a média nacional (3). Nos cursos de psicologia, ciências contábeis, relações públicas e publicidade e propaganda, o conceito 3 acompanhou a média nacional.

Com relação a avaliação dos alunos de administração e direito, com conceitos 2 e 3, respectivamente, abaixo da média do país, a universidade informou que novos métodos de aprendizagem foram introduzidos em agosto de 2006 e os resultados só poderão ser avaliados no próximo exame.

UNIMÓDULO – O Unimódulo informou que oferece aos seus alunos qualidade de aprendizagem diferenciada, com metodologias de avaliação específicas, que visam resultados práticos para o mercado de trabalho.

“Estar dentro da média regional da prova para nós é satisfatório. Além disso, temos outras maneiras de medir se os cursos do Unimódulo realmente modificam a vida dos estudantes”, diz nota enviada pela instituição.

Conceito abaixo de 3 é ruim

O Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) foi criado em 2004, em substituição ao antigo Provão. Ao contrário do seu antecessor, a avaliação é feita por amostragem – antes todos eram convocados.

Os estudantes são avaliados com relação a formação geral e específica de cada curso. No exame de 2006, a média nacional entre os alunos ingressantes foi 44,2 (nota vai de 0 a 100) e entre os concluintes 47,2. Na média final o resultado foi 45,4.

O resultado da prova estabelece um conceito de 1 a 5 para as instituições. No Brasil, estudantes de 45 cursos conquistaram conceitos máximos. Na região, todas as faculdades tiveram conceito abaixo de 5.

Para o diretor de Estatística e Avaliação Superior no Inep, Dilvo Ristoff, as médias abaixo de 3 podem ser reflexo de uma baixa qualidade de ensino.

“Se um processo seletivo não é muito rigoroso, se equipamentos e laboratórios são defasados ou se o projeto pedagógico da instituição não estão de acordo com o recomendado, isso pode influenciar no desempenho dos alunos.”