Menos de 1% dos cursos universitários avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no ano passado obteve nota máxima nos dois conceitos abordados – conhecimento dos alunos e qualidade do curso. Apresentados ontem pelo Ministério da Educação, os resultados do Enade 2006 – que substituiu o “Provão” como instrumento de avaliação do ensino superior a partir de 2004 – mostram ainda que 20% dos cursos tiveram conceito abaixo de 3 no exame, nível mínimo de desempenho exigido pelo MEC.

A escala varia entre 1 e 5. A maioria dos 2.611 cursos obteve classificação intermediária, equivalente aos conceitos 3 e 4. A prova foi aplicada em novembro do ano passado a 386,5 mil estudantes distribuídos em 15 áreas do conhecimento, em 1.600 instituições públicas e privadas do País. “Com os resultados, as instituições de ensino superior podem comparar suas notas com a de outras escolas. Isso é importante porque estimula as instituições a analisar o que está melhor e o que pode ser feito para melhorar o ensino”, declarou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes.

A Universidade Federal do Ceará é a instituição de ensino superior com maior número de cursos com conceito máximo no Enade. Por estado, a maior parte dos cursos com desempenho considerado alto pelo Ministério da Educação está em São Paulo, onde oito cursos conseguiram nota máxima. O Paraná vem a seguir, com sete cursos. O Rio de Janeiro emplacou cinco cursos entre os 45 melhor avaliados do País.

Já Alagoas é o estado com maior número de cursos com avaliação abaixo da média – 80% obtiveram conceito 1 ou 2. Os alunos com pior avaliação estão no Pará, onde 51% dos estudantes ficaram com notas 1 ou 2. No Rio Grande do Sul, 53,4% dos estudantes conseguiram notas 4 ou 5. É o maior percentual de alunos com avaliação alta entre as unidades da Federação.

Por decisão do Conselho de Educação do Estado de São Paulo, as universidades estaduais paulistas não participam do exame, o que tira da avaliação instituições importantes como a Universidade de São Paulo (USP) ou Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Na parte do Enade que avalia o conhecimento dos estudantes do ensino superior, os alunos acertaram menos da metade das provas que avaliam conhecimento geral e específico. A média das notas nas provas de formação geral foi de 45,4. O resultado é ainda mais baixo quando se avalia o conhecimento específico, em que a média é de 36,4.