Os alunos que recebem bolsas do ProUni tiveram, em média, desempenho superior no Enade ao dos estudantes que, nas mesmas instituições, não fazem parte do programa federal e mesmo ao dos estudantes de universidades públicas.

O ProUni consiste no pagamento, pelo governo, da mensalidade ou de parte dela para alunos de baixa renda estudarem em instituições privadas.

Nas questões de formação geral (iguais para todos os cursos), os beneficiários do ProUni tiveram média maior em 12 de 14 áreas-a de arquivologia não pôde ser comparada porque não é oferecida por instituições particulares. As únicas áreas em que os estudantes das públicas tiveram média maior nas questões de formação geral foram direito e biomedicina.

Nas questões que abrangem o conhecimento específico de cada área, os beneficiários do ProUni tiveram médias maiores em dez casos.

Para o consultor em educação Ryon Braga, da Hoper Educacional, o melhor resultado dos alunos que entraram via ProUni é explicado pelo fato de a seleção para os que vão participar do programa ser ainda bastante competitiva.

“Ainda que sejam estudantes de menor renda, eles foram selecionados em um concurso em que a relação candidato/vaga foi de cinco para um, ou seja, só entraram os melhores desse grupo”, afirma ele.