Fórum de pró-reitores defende interação entre instituições públicas e privadas.

Depois de três dias de debates e deliberações, terminou ontem o XX Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras (ForGrad), realizado na PUCRS. A defesa da necessidade de união entre as instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas como forma mais eficaz de solucionar problemas marcou o encerramento do evento. Da síntese dos trabalhos saiu a Carta de Porto Alegre, documento com as principais reflexões e proposições do fórum. O texto será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) e a autoridades. Os grupos de trabalho discutiram ontem 13 pontos, que tinham como objetivo apresentar propostas para a elaboração da Carta. As proposições centrais envolveram o Plano de Desenvolvimento da Educação

(PDE), a Reforma Universitária, Universidade Nova, Avaliação Institucional e Permanência dos Alunos. Os participantes também analisaram e trataram sobre a carga horária dos cursos de graduação, formação continuada de docentes, Educação à Distância, relação entre Ensino, pesquisa e extensão, lei dos estágios e ações educativas inclusivas.

A presidente do ForGrad e pró-reitora de Graduação da Universidade Federal do Ceará, Ana Maria Dias, avaliou que o evento socializou experiências e possibilitou o embasamento teórico e técnico sobre os principais assuntos tratados. “A idéia é discutirmos juntos e encontrarmos soluções em comum, dentro do objetivo maior que é a qualidade da Educação”, destacou. Fundador do ForGrad e presidente da 3- edição do evento, Francisco Garcia Jardim defendeu a necessidade de união das instituições de Ensino Superior em torno de assuntos comuns, como as questões curriculares. “As reivindicações ganham força com o fórum”.Jardim ressaltou ainda que existem problemas específicos, como o sucateamento e a falta de recursos, no caso das instituições públicas. A posição de aglutinar os interesses também foi reforçada pelo presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Arquimedes Ciloni Dias.