A Comissão de Educação do Senado realizou, nesta terça-feira (16), audiência pública para discutir dois projetos que dizem respeito à democratização do acesso à educação superior. O primeiro projeto substitui o vestibular por um sorteio entre alunos bem colocados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O segundo projeto inclui programas de avaliação seriada anual como forma de seleção dos alunos matriculados em universidades públicas.

Participaram da audiência pública o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Gustavo Petta; a conselheira do Conselho Nacional de Educação (CNE), Tegina Vinhaes Gracindo; o professor da Universidade de Brasília (UnB), Erasto Fortes de Mendonça; e a representante do Ministério da Educação (MEC), Iguatemy Martins.

Todos eles reforçaram a necessidade de se diversificar as formas de ingresso no ensino superior.

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) ressaltou a importância de se adequar as demandas pela educação ao crescimento demográfico brasileiro. Segundo o parlamentar, a população do Brasil praticamente dobrou em três décadas e o País ainda não conseguiu criar um sistema nacional de educação que caminhe junto com esse crescimento.

“A reforma universitária precisa de um amplo debate nacional, sem medo de enfrentar o problema, com mais profundidade e que tenha visão de conjunto. Tem uma imensidão de pessoas na periferia, e esse povo quer um sistema nacional de educação, quer ter escola – ensino médio e universidade – quer oportunidades”, destacou Inácio.