O presidente da Comissão de Educação (CE), senador Cristovam Buarque (PDT-DF) vai entregar aos ministros da Educação, Fernando Haddad; da Fazenda, Guido Mantega; e da Casa Civil, Dilma Rousseff, o resultado do ciclo de audiências públicas que debate o setor educacional brasileiro. O documento apresentará propostas de ações e de projetos de lei que possam contribuir com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o chamado PAC da Educação.

O ciclo de audiências, composto por dez reuniões que se realizam a cada 15 dias, debate as propostas apresentadas pela CE para a educação no Brasil e o PAC da educação. A primeira audiência pública aconteceu nesta quinta-feira (10).

Senadores integrantes da CE foram designados pelo presidente do colegiado para relatorias setoriais com a finalidade de elaborar o referido documento. A educação básica será avaliada em três relatorias – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, coordenadas respectivamente pelos senadores Rosalba Ciarlini (DEM-RN), Marconi Perillo (PSDB-GO) e Marisa Serrano (PSDB-MS).

O ensino superior receberá a atenção dos senadores em duas relatorias, que ficaram sob a coordenação do senador Pedro Simon (PMDB-RS) – Ensino e Extensão – e do senador Marco Maciel (DEM-PE) – Pesquisa e Formação.

Outras áreas da educação também serão analisadas pela comissão pelas relatorias de Educação Especial, Educação a Distância e Ensino Técnico e Profissionalizante, com os respectivos relatores senadores Flávio Arns (PT-PR), Wellington Salgado de Oliveira (PMDB-MG) e Paulo Paim (PT-RS).

As duas últimas audiências do ciclo de debate sobre educação poderão contar com a participação dos ministros Haddad, Mantega e Dilma Rousseff, bem como dos ministros da Saúde, José Gomes Temporão; da Justiça, Tarso Genro; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel João Jorge Filho; do Trabalho e emprego, Carlos Roberto Lupi; e da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende.

Ao final do Ciclo de Audiências Públicas, a CE deverá lançar livro com os pronunciamentos sintetizado dos participantes e as propostas oferecidas pelo colegiado como contribuição para melhorar a educação no país e, em conseqüência, segundo Cristovam, solucionar outros problemas sociais enfrentados pelo país.