A ex-deputada federal Iara Bernardi (PT) assume na segunda-feira o cargo de representante do Ministério da Educação no Estado de São Paulo. A data da posse em Brasília ainda será marcada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

Segundo Iara, a primeira tarefa pedida pelo ministro foi para que se marquem reuniões com os prefeitos do Estado. “Nessas reuniões vamos mostrar as metas do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação)”.

O PED prevê a criação de um novo indicador para medir a qualidade do ensino no país, baseado nas notas do exame Prova Brasil e no rendimento escolar dos alunos.

“Além disso, dentro das metas está previsto o envio ao Congresso de projeto de lei que estabelece um piso salarial nacional para os professores do ensino básico”, afirmou ela.

Outro ponto que Iara disse que vai conversar com os prefeitos do Estado é quanto a instalação de Escolas Técnicas Federais. “Salto e Boituva já conseguiram e Itapetininga terá a sua escola”.

Como representante do MEC, Iara também vai ficar responsável pela fiscalização do ProUni (Programa Universidade para Todos) . “As universidades particulares precisam oferecer esse espaço”, disse.

O ProUni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de baixa renda, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Em contrapartida existe isenção de alguns tributos a quem adere.