O Plano de Desenvolvimento da Educação proposto pelo governo federal prevê ações específicas, voltadas para cada nível de educação: básica, profissional, superior econtinuada.

Para a educação básica, entre as principais propostas, destacam-se a criação daProvinha Brasil, que medirá o desempenho de crianças de seis a oito anos de idade;do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); e do piso salarial nacional do magistério. A proposta torna ainda obrigatório o transporte escolar infantil.

No que diz respeito à educação profissional, estão previstas a criação do Instituto Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com unidades em todas as cidades-pólo do país; a regulamentação do estágio; e a reintegração do ensino técnico ao ensino médio, para jovens e adultos.

No ensino superior, o governo pretende modificar os sistemas de crédito estudantil, a fim de garantir financiamentos de até 100% do valor das mensalidades e início do pagamento somente quando o aluno estiver formado e trabalhando. Também está prevista a concessão de 1.500 bolsas de pós-doutorado para manter os pesquisadores trabalhando no país e a duplicação do número de vagas nas universidades federais.

Já a proposta do governo para a educação continuada prevê o incentivo à produção de audiovisual digital voltada para a educação de qualidade e a formação continuada de professores, para que possam ter um vínculo permanente com a universidade.