A ampliação da cooperação educacional, científica e tecnológica entre o Brasil e a França foi defendida por representantes de ambos os países nesta segunda-feira, dia 16, na abertura do 3° Fórum Brafitec, em Fortaleza

O encontro, promovido pela Capes/MEC trata do programa Brafitec, parceria da Capes com a Conferência de Diretores de Escolas e Formação de Engenheiros da França (CDIF).

O programa financia o intercâmbio de estudantes de engenharia entre os dois países. Cerca de 700 estudantes brasileiros e franceses já foram beneficiados por meio de 36 projetos. De acordo com a conselheira de cooperação e ação educacional da Embaixada da França no Brasil, Martine Dorance, o Brasil é um parceiro estratégico.”Temos uma parceria exemplar, equilibrada, baseada na confiança e respeito mútuo”, afirmou.

Segundo Martine, um ótimo trabalho é feito para reforçar a rede científica nas engenharias. “A parceria franco-brasileira deve se expandir para outras áreas, como economia e gestão. No setor de saúde também há uma grande demanda de formação”, disse.