Desde a sua criação em 1999, seis mil universitários da região de Limeira financiaram seus estudos através do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), programa do governo federal mantido pela Caixa Econômica Federal (CEF), que liberou, durante o período, um total de R$ 60 milhões de créditos para os estudantes.

O número corresponde a uma abrangência de 45 municípios da Superintendência Regional da CEF, em Piracicaba. A assessoria de comunicação do banco informou que, como a maioria dos municípios não possui instituições de ensino superior, o Fies é puxado na região, basicamente, por quatro cidades: Limeira, Piracicaba, São Carlos e Rio Claro.

No Fies, o estudante paga parcelas de juros limitadas a R$ 50 a cada três meses. No primeiro ano após a conclusão do curso, o aluno passa a pagar as mensalidades restantes. Para obter o financiamento, ele passa por um processo seletivo, feito com base em critérios socioeconômicos. Estudantes de famílias de baixa renda têm prioridade.

Segundo a assistente social do Isca Faculdades, Andressa Rodrigues, o perfil de quem busca o Fies é comum. “São pessoas que precisam urgentemente da faculdade, para manter ou conseguir um espaço no mercado de trabalho, mas que não conseguem bancar, num primeiro momento, seus estudos. A faculdade recebe, em média, 40 alunos a cada ano, e possui hoje 135 alunos com estudo financiado”.

O diretor do cursinho COC Vestibulares, Carlos Alberto de Oliveira, disse que muitos alunos fazem cursinho pensando no financiamento. Segundo ele, quem mais busca o Fies são alunos que pretendem ou ingressam nos cursos com mensalidades mais caras, como Odontologia, Medicina e Direito, fator também confirmado pela assistente social do Isca. “São cursos que, para o aluno com dificuldades financeiras na rede particular manter quatro ou cinco anos de estudo, só com Fies”, disse.

Oliveira diz, entretanto, que a opção do financiamento deve ser bem pensada pelo vestibulando, já que, em sua avaliação, não é vantajoso. Como exemplo de vantagem, ele cita o curso de Medicina. “Compensa porque o aluno terá um valor agregado, devido ao alto salário do profissional no futuro”. Em outros casos, como Engenharia, ele acredita que o investimento em um cursinho para tentar ingressar numa faculdade pública é mais vantajoso, porque a concorrência é mais reduzida que Medicina, por exemplo.

PRAZO PARA RENOVAÇÃO

Para o primeiro semestre de 2007, os alunos com Fies precisam renovar seus contratos, conforme determinação da portaria 294 que prorrogou o prazo de 30 de março para o dia 30 deste mês.

De acordo com Andressa, esta renovação é obrigatória e sempre feita em cada semestre. Aqueles que estão entrando neste ano com o financiamento também devem entrar em contato com as faculdades “, disse”.

Para a renovação, o aluno deverá levar até sua faculdade o contrato do Fies com a Caixa. Para obtê-lo, o estudante deverá estar matriculado em alguma faculdade privada cadastrada e bem avaliada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), além de estar em dia com as parcelas trimestrais de Juros, cuja taxa, segundo a Caixa, é de 6,5% ao ano.

A assistente social Andressa Rodrigues explica que os alunos com contratos simplificados, nos quais não houve modificações de endereço, fiador (responsável) ou curso, deve apenas levar o contrato da Caixa na faculdade. Em caso de mudanças, o aluno deverá estar acompanhado dos fiadores e regularizar os dados no banco. (RS)