Alunos que ocuparam o prédio da Reitoria da USP (Universidade de São Paulo) na tarde de quinta-feira (3) enviaram na noite desta segunda-feira à reitora Suely Vilela uma solicitação de reunião nesta terça-feira (8). O impasse dura cinco dias e os alunos permanecem no prédio –os funcionários estão impedidos de trabalhar desde a invasão.

A reitora voltou nesta segunda-feira às suas atividades depois de viajar à Europa para atividades acadêmicas. Entre outras reivindicações, os alunos exigem da direção da Universidade uma posição oficial contrária aos decretos do governador José Serra (PSDB), entre eles o que criou a Secretaria de Ensino Superior, mais moradias e maior participação no conselho universitário –atualmente a participação dos alunos é de nove nomes, num total de 180.

As negociações estavam sendo feitas por uma comissão liderada pelo vice-reitor da universidade, Franco Maria Lajolo. Segundo a assessoria de imprensa da USP, Suely passou toda a manhã e tarde desta segunda-feira reunida com dirigentes da universidade. Até as 20h15, ela não havia recebido o pedido dos alunos.