O professor do MIT, S.P. Kothari, participou da sessão O enigma é garantir o sucesso do estudante: investimento na aprendizagem e valorização do professor compõem esse quebra-cabeça (Foto: Jonathan Nóbrega/Semesp)​

O professor do MIT, S.P. Kothari, abriu as discussões do segundo dia do 25º FNESP, nesta sexta, 29, falando sobre a questão da aprendizagem e valorização do professor como peça fundamental para o sucesso do estudante. Coautor do relatório do MIT que serviu de base para o tema do evento, Kothari defendeu um realinhamento da ênfase entre pesquisa e ensino, com a ampliação da definição do que é pesquisa, por exemplo.

Atualmente, o cenário educacional vive um desequilíbrio com as instituições de ensino superior focando 80% dos seus recursos para pesquisa e apenas 20% para a aprendizagem, impactando a jornada dos estudantes. Segundo ele, essa dinâmica acarreta em alguns problemas, como o alto custo da educação e do próprio foco do corpo docente, que acaba se voltando para a pesquisa porque é lá que estão os incentivos. “Esse desequilíbrio gera fatores limites para o aumento do acesso à educação superior”, decretou.

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“A pesquisa é muito custosa para as IES”, disse ele listando alguns pontos que encarecem o custo da educação em razão da pesquisa, como laboratórios e equipamentos modernos, equipes voltadas a questões regulatórias, jurídicas e de relações públicas etc.

Para Khotari, existem algumas soluções para o problema, propostas presentes no relatório Ideas for Designing An Affordable New Education Institution, do MIT. “Mudar a ênfase na educação, voltando 80% dos recursos para o ensino e 20% para a pesquisa é uma das soluções, o oposto do cenário atual”, explicou. “Outro ponto importante é dar ênfase a um corpo docente experiente, mas não necessariamente voltado para a pesquisa e produção de conhecimento”, propôs. “Podemos também ampliar a definição de pesquisa, englobando outras ações dentro desse escopo, como pesquisas orientadas a atividades práticas, projetos voltados à pedagogia e aprendizagem”, listou.

“Claro que existem desafios práticas para que isso aconteça”, afirmou ele. “Não é fácil renegociar contratos com professores e sindicatos”, exemplificou. “Existe a necessidade da criação de novas instituições de ensino com foco no ensino e que construam uma ponte mais firme entre pesquisa e prática”, concluiu alertando que a proposta do relatório do MIT precisa ser aprimorada, por exemplo, para suprir as necessidades de cada região e país.

Após sua fala,  S.P. Kothari participou de um debate com vice-reitor da PUC-PR, Vidal Martins; com o conselheiro Consultivo da Principia Tecnologia, sob coordenação de Marcelo Knobel, da Unicamp.