Em abril, o Semesp participou de reunião com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que apresentou uma proposta de alteração dos instrumentos de avaliação. O órgão abriu oportunidade para que entidades interessadas se manifestassem enviando contribuições sobre a proposta.

Em atendimento à solicitação do INEP, o Semesp enviou na última semana uma série de observações e sugestões sobre o instrumento, que tem como objetivo implantar melhorias ao sistema de avaliação in loco e revisão dos instrumentos de avaliação utilizados, possibilitando maior exatidão para o cumprimento e para a avaliação dos requisitos e aglutinação dos objetos de análise, para que se tornem mais objetivos.

O Semesp considera que a proposta do INEP de revisão do instrumento de avaliação de reconhecimento dos cursos de graduação traz consigo o movimento de transformação da educação superior, tanto no aspecto inovador de um currículo por competências quanto no aprimoramento da gestão institucional, que deverá implantar gestão do conhecimento e de estratégia de negócios para a melhoria contínua de seus processos e serviços.

No ofício enviado ao INEP, além das contribuições, a entidade destacou que possui um modelo de instrumento de autoavaliação proposto já está em implantação pelo Semesp, na forma de um projeto-piloto que envolve a cooperação e a participação de 11 instituições de ensino superior brasileiras, que representam a diversidade do sistema em termos de porte, organização acadêmica e localização geográfica, e conta com um grupo multidisciplinar formado por 32 dirigentes e especialistas em avaliação institucional das IES participantes.

O novo modelo de autoavaliação criado pelo Semesp tem como referência e segue os instrumentos estabelecidos pelo INEP, mas busca uma profundidade maior na avaliação, com base em instrumentos que visam transformar a autoavaliação em um norteador para o aperfeiçoamento da gestão de cada instituição.

Confira ofício na íntegra enviado ao INEP