Formada em 2016, as instituições de ensino superior que compõe a Rede Regional de Campinas se reuniram nesta quarta-feira (18) para assinar o Termo de Compromisso junto ao Semesp e, assim, garantir a ampliação do compartilhamento e ganho em escala que são alguns dos principais objetivos do consórcio, assim como a sinergia acadêmica e a troca de informações estratégicas.

Participaram do encontro representantes da Universidade São Francisco (USF), Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS) e do Centro Universitário Octávio Bastos (UNIFEOB). Inicialmente eles discutiram e conversaram sobre temas de interesse e, após trocarem experiências, cada IES fez uma breve apresentação sobre o tema definido para esse encontro: Ensino a Distância e o desafio dos 20%.

Assim como as boas práticas, os problemas da modalidade também foram abordados de forma assertiva, o que permitiu uma rica troca de conhecimentos. Modelos diferentes de EAD, tutoria, remuneração e metodologias de ensino-aprendizagem de cada IES foram apresentados e, ao final da reunião, cada representante transmitiu o que o compartilhamento de experiências pôde agregar para a vivência de sua própria instituição.

Tanto as práticas acadêmicas e administrativas, quanto a confiança entre empresas do mesmo segmento e da mesma região foram o destaque do encontro. As assinaturas dos Termos de Compromisso irão garantir o progresso, mais trocas e compartilhamentos entre a primeira rede de cooperação oficial mediada pelo Semesp.

A próxima reunião já tem data e local definidos, enquanto isso, o Semesp continuará apoiando a formação e a consolidação de outras redes e se organizará para o Encontro Regional e Redes de Cooperação, no dia 27 de setembro, que reunirá representantes de todas as Redes Regionais formadas.