No dia 27 de abril, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP iniciou nova fase das Jornadas Regionais pelo Interior do Estado de São Paulo. As Jornadas, que têm por objetivo levar orientação especializada sobre temas e rotinas de fundamental importância ao bom desempenho das Instituições de Ensino, apresentam, nesta nova fase – às cinco regiões do Estado  eleitas para sediar os encontros -, a palestra “As Diretrizes Curriculares Nacionais e suas implicações nas Gestões Educacionais”.
Como na primeira fase das Jornadas, a apresentação já ocorrida em Santos, em Campinas, em Araçatuba e em Sorocaba, também será realizada na região de São José dos Campos. A seguir, o SEMESP levará às mesmas cidades o seminário “Rotinas e Responsabilidades da Secretaria Geral”.
“O Coordenador de Curso e a Gestão do Projeto Pedagógico – Novas regras, novas competências, novas responsabilidades” foi o primeiro dos três temas escolhidos para as jornadas de 2005, que possuem calendário definido até o mês de junho. As apresentações estão sendo realizadas por especialistas da Consultoria de Ensino Superior – CADEC.
As Jornadas Regionais visam, também, aproximar os mantenedores do trabalho que o SEMESP vem realizando para o fortalecimento do setor, a exemplo da atuação do Centro Brasileiro de Desenvolvimento do Ensino Superior – CEBRADE, associação sem fins econômicos criada pela entidade para o oferecimento de soluções que proporcionem a melhoria da qualidade do ensino e a ampliação das possibilidades de acesso à educação superior. O desenvolvimento do Sistema de Informações do Ensino Superior Particular – SINDATA e, especialmente, a significativa participação do SEMESP no Fórum Nacional da Livre Iniciativa na Educação também demonstram a mobilização do sindicato em nome do desenvolvimento do segmento particular de ensino superior.
Diretrizes Curriculares Nacionais é o novo tema