A Tecnologia está sempre em evolução e o profissional que atua nessa área também precisa estar em constante especialização, a fim de ser visto pelas empresas não apenas como um programador técnico, mas também estratégico.

O Portal Exame listou os profissionais de TI mais requisitados no mercado, segundo especialistas consultados:

Analista de segurança da informação

Todas as empresas se preocupam com a segurança dos dados. Apesar de já existir muitas maneiras para garantir a proteção das informações, os analistas precisam estar atualizados com as novas vulnerabilidades das redes e das ferramentas para combatê-las.

Desenvolvedor full stack

Esse programador precisa ter conhecimento em tecnologias back-end (infraestrutura) e front-end (desenvolvimento de interface). Atualmente as empresas precisam de um profissional completo, que resolva os mais diversos tipos de problemas.

Analista de DevOps / gerente de engenharias de sistemas

DevOps significa Desenvolvimento + Operações. Esse profissional faz a ligação entre o desenvolvimento do software e como ele será posto em operação.

Programador Mobile

A demanda por esse profissional continua crescendo. São programadores especializados em linguagens voltadas para apps mobile e para as principais plataformas do mercado (iOS e Android).

Cientista de dados

Esse profissional faz descobertas em big data e precisa ter uma forte visão de negócios e percepção estatística.

Arquiteto de soluções big data

É responsável pela criação da análise dos requerimentos de negócios e faz a ligação entre o negócio e os engenheiros de dados.

IT Business Partner

É o profissional que faz a ponte entre as equipes técnicas de TI e as áreas de negócios. Ele precisa entender as necessidades do negócio e conseguir traduzi-las em requisitos técnicos para a área de TI.

As reuniões do Grupo de TI, realizadas no Semesp, tem como objetivo orientar os profissionais da área especificamente de instituições de ensino superior, compartilhar experiências na busca de soluções e melhorias para o departamento, além de criar uma agenda positiva para o Seminário de Tecnologia a realizar-se dia 28 de outubro.

A próxima reunião do grupo será no dia 09/08, na sede do Semesp. Para participar basta enviar um e-mail para o Coordenador do Grupo César Fava – [email protected].

Leia a matéria na íntegra aqui.