Fonte: Portal Terra – Técnico e Tecnólogo: qual a melhor opção?

A Pesquisa Semesp/Data Popular, lançada no mês de março deste ano, mostrou que muitas pessoas ainda confundem os cursos que formam técnicos e os que formam tecnólogos. Uma reportagem do Portal Terra destaca bem as características de cada modalidade.

Além do nível de escolaridade, os cursos técnicos e de tecnólogo diferem em três principais aspectos:

– Duração: um curso técnico pode durar apenas alguns meses ou mais de 3 anos. Os cursos superiores de tecnologia duram entre 2 e 3 anos.

– Requisitos: cursos de nível tecnológico sempre exigem o ensino médio completo e normalmente o candidato precisa passar por um processo seletivo (vestibular, Sisu, ProUni, etc.). Existem cursos técnicos para quem fez apenas o ensino fundamental incompleto, ensino fundamental completo, ensino médio incompleto ou ensino médio completo.

– Formação para o mercado: embora os cursos técnicos e tecnológicos tenham como foco preparar profissionais para a realidade do mercado de trabalho, os cursos técnicos formam profissionais mais operacionais, enquanto os cursos superiores de tecnologia preparam o aluno também para atuar em cargos de gerência.

Leia aqui a reportagem na íntegra.