A Rede Sustentabilidade: ODS/ESG do Semesp conta com 16 Instituições de Ensino Superior. Em pouco tempo, já definiu seu perfil e organizou um planejamento. O seu eixo central é a Sustentabilidade, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e no Environmental Social and Governance (ESG).

A sinergia entre as pessoas que participam das reuniões e representam as IES foi rápida e efetiva. A Rede já se organizou em três grupos de trabalho (GTs), em apenas cinco reuniões:

  1. GT de Pesquisa;
  2. GT de Educação para o Desenvolvimento Sustentável;
  3. GT Socioambiental, com foco no impacto social.

O GT de Pesquisa irá organizar e desenvolver uma investigação diagnóstica sobre como nossas IES atuam na perspectiva das ODS e ESG, para entender as fortalezas, as boas práticas e as demandas, com o objetivo de propor ações, microrredes e sinergias.

O GT de Educação propôs três atividades: a) desenvolver um curso interdisciplinar de impacto nacional na área de Educação Ambiental; b) capacitar docentes para que possam abordar o tema de forma qualificada; c) interagir com cursos de licenciatura em Pedagogia, visando fomentar a educação para o desenvolvimento sustentável.

O GT Socioambiental irá organizar e propor programas para as comunidades carentes das regiões em que as IES atuam, focadas no empreendedorismo e em workshops, para aumentar o nível de inserção social e emprego para a população de baixa renda.

As IES da rede estão compromissadas com temas de sustentabilidade, impacto social, justiça, igualdade e prestação de serviços para a sociedade. São IES que dão valor à educação e reconhecem o papel social do ensino superior, para além das avaliações do MEC.

A sociedade brasileira será mais inclusiva e poderá gerar um ambiente virtuoso de desenvolvimento econômico e social, quando a educação se tornar prioridade, de fato, na esfera política e quando as IES avançarem com ações e projetos a serviço da sociedade. A Rede Sustentabilidade: ODS/ESG tem estes compromissos.

Participe do nosso projeto de Redes de Cooperação, escreva para [email protected].

*Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp, secretário Executivo da MetaRed Brasil e presidente do Consórcio STHEM Brasil.