Na última terça-feira, 13 de setembro, as 16 IES que compõem a Rede “Sustentabilidade: ODS e ESG” se reuniram para consolidar um documento detalhando a estrutura, os objetivos, princípios e ações que norteiam a nova rede temática dentro do projeto de Redes de Cooperação do Semesp.

De acordo com Fábio Reis, o principal objetivo da rede de sustentabilidade é fortalecer, criar conexões e projetos entre as IES compromissadas com os temas da sustentabilidade, consequentemente, com as ODS e ESG, para ampliar o impacto social das instituições que integram a rede e instigar o desenvolvimento sustentável para gerar ações efetivas nesse sentido, buscando a melhoria da qualidade de vida e da educação.

Entre as ações propostas pelas redes estão a criação de grupos de trabalhos temáticos, a realização de pesquisas, organização de projetos coletivos entre as IES participantes, entre várias outras com ligação direta com os temas ODS e ESG. A rede se reunirá quinzenalmente, em reuniões de grupo de trabalho ou coletivas, com todos os participantes da Rede, onde serão apresentadas e discutidas as ações em andamento da rede.

“A criação da Rede ‘Sustentabilidade: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Environmental Social and Governance’ justifica-se em função do compromisso do Semesp em dialogar e propor ações sintonizadas com a ONU e com organizações públicas e privadas compromissadas com os temas das ODS e ESG”, explica Fábio Reis.

Fazem parte da Rede Sustentabilidade ODS e ESG as IES: FHO; Faesa; Unifaa; Faculdade Reges; Inatel; Cesupa;  Unis; Fiap; Newton Paiva; Belas Artes; PucPR; Zumbi dos Palmares; Eniac; Unifor; Unifeob; e Uniso.