O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UnG anunciou a abertura de inscrições para avaliação clínica e tratamento periodontal gratuito. A iniciativa oferece 120 vagas, divididas entre pacientes com diagnóstico de obesidade e diabetes. Os atendimentos acontecerão na Clínica de Odontologia da UnG, localizada em Guarulhos, na Grande São Paulo. As inscrições serão aceitas até as vagas serem preenchidas.

A periodontite é uma doença infecciosa causada por bactérias que acometem os tecidos periodontais responsáveis pelo suporte dos dentes (gengiva e osso alveolar). Entre os sintomas da patologia estão sangramento da gengiva, presença de cálculo dentário (tártaro), dentes moles e mau hálito. Pacientes obesos não precisam necessariamente apresentar tais sinais.

A técnica utilizada para a avaliação do efeito das terapias é chamada “Checkerboard DNA-DNA hybridization”, realizada em poucos laboratórios no mundo, entre eles o Laboratório de Microbiologia e Biologia Molecular da UnG.

A iniciativa recebe financiamento do governo brasileiro através da Fapesp (Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo); e do governo americano por meio do National Institutes of Health. Entre 2004 e 2007, mais de 600 pacientes já foram beneficiados pela ação da Universidade.

Peri-implantite – O Programa também seleciona pacientes com implantes e próteses nos dentes para a realização de check-up gratuito. A ação visa diagnosticar e tratar implantes osseointegrados com peri-implantite, condição patológica caracterizada pela inflamação do tecido mole ao redor dos implantes, sangramento, supuração e rápida perda óssea. Há, no total, 40 vagas. O único requisito é ter próteses sobre implantes há mais de três anos.

Mais informações e inscrições: (11) 2464-1674