A Toledo Prudente Centro Universitário também entrou na briga contra o Aedes Aegypti e promoveu diversas ações com o objetivo de sensibilizar os alunos e alertar a comunidade geral para esse risco que pode estar dentro da própria casa.

Com cerca de 3.500 universitários, a campanha da Toledo Prudente visou conscientizar e incentivar o plantio da crotalária (assista ao vídeo), planta que atrai libélulas que também depositam seus ovos e, em um processo predatório, suas larvas se alimentam das larvas do aedes. A libélula também se alimenta de insetos menores, tais como o mosquito transmissor da dengue.

No primeiro dia de atividades, os alunos foram recebidos na instituição com uma gravação do zunido irritante de mosquitos. Os departamentos tiveram o atendimento suspenso por 10 minutos e os avisos nas portas com a frase “Já imaginou se todos pegarem dengue, quem irá te atender?”, com o objetivo de causar impacto e, assim, convidar todos os alunos à uma reflexão.

Para a pró-reitora Administrativa, Maria Inês de Toledo Pennacchi Amaral, é fundamental que todos abracem essa responsabilidade, que assumam um papel ativo nesse combate. “Não dá para ficar esperando os outros e o poder público resolver a situação. O ‘Eu’ de cada um precisa agir. Precisamos ter a consciência, fazer a diferença e ajudar a eliminar essa ameaça”, afirma. Segundo Maria Inês, o objetivo é despertar nos alunos e funcionários atitude, “seja aqui na Toledo Prudente onde passamos grande parte do nosso dia, ou em nossas casas ou onde quer que estejamos, queremos que todos estejam comprometidos em recolher uma simples tampinha de garrafa que foi jogada no meio do nosso caminho, ou que ao ver a folha caída no chão com água parada, pare para desvirá-la, evitando a proliferação das larvas do aedes”.

O Semesp apoia a luta contra o mosquito Aedes Aegypti e as doenças que ele transmite, conforme amplamente divulgado. O combate à proliferação do inseto é a melhor forma de prevenção, por isso é indispensável que todos contribuam no dia a dia para garantir a saúde de toda a população.

Parabéns pela iniciativa Toledo Prudente Centro Universitário!