O Semesp apoia o SINDEPES/DF em uma campanha para que haja uma nova regulamentação da Lei 5.455, de 1996. O objetivo é  permitir que as instituições de ensino superior do país possam informatizar os processos de manutenção e guarda dos documentos acadêmicos, que contêm todos os dados da vida escolar de seus discentes.

Ofício

“O Semesp já havia encaminhado ofício ao Ministério da Educação e a SERES – Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior solicitando nova regulamentação da Portaria nº 1.224 (18/12/2013) e alertando que o SIGA – Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo possuía falhas e não atendia as necessidades do setor privado pelas inúmeras exigências de microfilmagem de documentos, método que além de custoso, está praticamente em desuso. Hoje as IES se utilizam de documento digital, que é confeccionado por meio eletrônico e assinado eletronicamente, completamente diferente do documento digitalizado que passou por um scanner para depois tornar-se um arquivo”, lembra o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.

Segundo ofício encaminhado pelo presidente do SINDEPES/DF, Maurício Neves, ao ministro da Educação, José Mendonça Filho, ao ministro Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e aos presidentes das Comissões de Educação do Senado Federal e da Câmara dos Deputados “os mantenedores em todo o país vêm observando que, além de custosa, a guarda de tais documentos impressos implica em manter espaços cada vez maiores, ficando os papéis, que vão se acumulando, sujeitos à deterioração devido à ação do tempo, umidade, insetos, roedores, e outros fatores”.

Tanto o Semesp como do SINDEPES/DF propõem o arquivamento de tais informações em ambientes virtuais e em nuvem, mais seguros que os arquivos físicos, prática totalmente em consonância com a oferta das novas tecnologias e já adotadas em cartórios e na maioria dos tribunais de justiça do país, por exemplo.

Conheça o SINDEPES/DF: http://www.sindepes.com.br/