Missão Técnica Nacional visita Unimar, em Marília

Com o objetivo de fazer benchmarking entre as IES associadas, o Semesp realizou na última sexta, 16, a sua primeira Missão Técnica Nacional com uma visita à Unimar, em Marília, interior de São Paulo. Ao todo, 7 instituições de ensino superior participaram da visita, realizada em parceria com a rede de cooperação 14 da entidade.

A visita teve início na Sala Smart da Unimar com apresentações de diversas áreas da IES em que estas contaram sobre boas práticas de inovação e empreendedorismo, metodologias ativas em diferentes cursos (Direito, Medicina etc.), sucesso do aluno, captação, estágio, empregabilidade, etc.

“É interessante notar que a Unimar tem disciplinas de inovação e empreendedorismo na grade de 100% de seus cursos”, destaca Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp, responsável pela Missão Técnica Nacional.  “A Unimar também possui uma política de inovação que trabalha o fomento ao empreendedorismo voltada tanto para os alunos, docentes e corpo administrativo. Entre outros programas, a IES implementou também o NITE – Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo”, complementou Reis.

Além de possuir vários projetos de extensão, a Unimar ainda realiza diversos projetos de sustentabilidade, parte do currículo das IES, que beneficiam a cidade de Marília. “Isso traz muitos benefícios para o aprendizado dos alunos, que se envolvem com problemas reais, e para a comunidade, acolhida por esses projetos”, explica Fábio Reis.

O Laboratório da Qualidade do Café foi um dos espaços visitados

A comitiva da Missão Nacional Técnica do Semesp visitou ainda o Laboratório de Qualidade do Café, o Laboratório Multidisciplinar de Agrária e uma fazenda experimental, com animais e uma iluminação especial para que os alunos do curso noturno de Agronomia possam ter aulas práticas, que se tornou um ponto turístico da cidade.

O Semesp realizará ainda em 2023 mais três missões nacionais: na PUC-Campinas, no dia 13 de setembro; e nos dias 30 de novembro e primeiro de dezembro, na UVA e na Unisuam, no Rio de Janeiro.