A reunião com a equipe de transição aconteceu de forma híbrida, com o Semesp participando remotamente

Nesta terça, 29, o Semesp participou, juntamente com outras associações integrantes do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, de reunião com a equipe de transição do Governo Federal na área de educação, coordenada por Henrique Paim e Luiz Cláudio Costa. A reunião aconteceu no CCBB, em Brasília. A presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, e o diretor-executivo da entidade, Rodrigo Capelato, participaram do encontro virtualmente.

Lúcia Teixeira saudou a nova equipe de transição e colocou o Semesp à disposição. A presidente da entidade lembrou que, por meio do Instituto Semesp, o Semesp realiza uma série de pesquisas com uma gama de dados e informações que podem ser importantes para que o novo governo trace estratégias e metas.

Rodrigo Capelato apresentou alguns desses dados, como a diminuição do número de jovens entre 18 e 24 anos no ensino superior e a recente pesquisa sobre a possível escassez de professores no futuro. Capelato reforçou que é preciso pensar em políticas de acesso para que o Brasil recupere o retrocesso na taxa de escolarização líquida. Ele citou os modelos de financiamento da Austrália e Reino Unido como bons exemplos. Outros tópicos mencionados pelo diretor-executivo do Semesp na reunião foram a reformulação do sistema de avaliação das IES e o fim da dicotomia entre os modelos EAD e presencial, além da recuperação do ensino técnico.