Mesa com o tema “Olhando em direção ao futuro: desafios da inteligência artificial no ensino superior e as implicações pedagógicas da inteligência artificial: riscos e oportunidades” durante o X Encontro de Redes de Educação Superior e Conselhos de Reitores da América Latina e do Caribe, realizado pela UNESCO/IESALC

O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, e o diretor de Inovação e Redes da entidade, Fábio Reis, participaram nesta semana do X Encontro de Redes de Educação Superior e Conselhos de Reitores da América Latina e do Caribe, realizado pela UNESCO/IESALC, no Paraguai. O objetivo do encontro foi discutir transformação digital e a inteligência artificial (IA) como temas estratégicos para as instituições de ensino superior de toda a América Latina e do mundo.

Nesta quinta (23), Fábio Reis, que também é presidente do Consórcio Sthem Brasil, apresentou participou de uma mesa com o tema “Olhando em direção ao futuro: desafios da inteligência artificial no ensino superior e as implicações pedagógicas da inteligência artificial: riscos e oportunidades”, em que mostrou os resultados da pesquisa inédita sobre conhecimentos e domínio dos professores sobre IA. “Foram 404 respostas que mostram que 38% dos entrevistados têm conhecimento moderado de IA, 30% excelente, 14% bom conhecimento e domínio, 7% muito bom, 7% nenhum conhecimento ou domínio ou 4% pouco conhecimento ou domínio”, disse sobre a pesquisa que contou com a participação de professores que compõem as 14 Redes de Cooperação das 66 instituições que fazem parte do consórcio.

Reis também detalhou os investimentos que têm sido feitos pelas redes tanto do Consórcio STHEM Brasil como do Semesp na formação de professores. “Esse ano investimos 45 mil dólares na formação dos professores de forma pensada. Primeiro nós perguntamos para os professores: “Quais são as suas demandas? Quais são as suas necessidades?”. Depois também perguntamos para os reitores para, em seguida, consensuarmos os principais temas da formação”, concluiu.

Participaram da sessão junto com Fábio Reis, a vice-reitora da Universidade Nacional de Villarica del Espirito Santo, Alba González; o diretor da Universidade Aberta e a Distância (UNAD), Jaime Alberto Leal Afanador; e de Francisco Cervantes Pérez, consultor de planejamento do Espaço Comum de Ensino Superior Online (ECELESI) da União nas Universidades da América Latina e Caribe (UDUALC).