O diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, apresentou para a imprensa, na segunda-feira (25), os resultados da 2ª edição da Pesquisa sobre o Cenário Econômico Atual das Instituições de Ensino Superior Privadas.

A pesquisa, elaborada pelo Instituto Semesp, oferece um retrato atualizado dos índices de inadimplência e evasão, referentes ao mês fechado de abril de 2020, comparados ao mesmo período do ano anterior, com recortes por porte da IES (pequeno/médio, grande) e por modalidade (presencial, EAD) do setor privado da educação superior no Brasil.

Confira abaixo as principais matérias publicadas:

Sem dinheiro para pagar mensalidade

Número de alunos que não conseguem pagar a faculdade cresceu em 73% em SP. Dados de levantamento do Instituto Semesp foram apresentados em matéria veiculada no Bom Dia SP.

Inadimplência em universidades crescem em 73%

O número de estudantes que não conseguem pagar as mensalidades da faculdade aumentou 73% durante a pandemia. Na capital, cerca de 1/3 dos estudantes estão inadimplentes. O levantamento feito pelo Instituto Semesp foi pauta de matéria no SPTV 2.

Inadimplência no ensino superior cresce mais de 70%

Os números são de um levantamento realizado pelo Instituto Semesp. Entrevista com Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp, para o Jornal Record News.

Estudantes não pagam mensalidades por causa da crise do coronavírus

Um em cada quatro alunos não pagou a universidade, por causa da crise financeira provocada pela pandemia, de acordo com levantamento do Instituto Semesp. Além do aumento da inadimplência, as universidades enfrentam outro problema sério: a taxa de alunos que trancaram matrícula ou desistiram do curso cresceu 32,5%. Confira matéria do jornal Fala Brasil, da Record.

Evasão e inadimplência crescem em abril

Os números são de um levantamento realizado pelo Instituto Semesp. Entrevista com Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp, para o Jornal da Band.

484 mil estudantes fora das universidades em 2020

Reportagem do Jornal da Cultura mostra que pandemia do coronavírus tem causado aumento de cerca de mais de 70% da inadimplência no ensino superior. O levantamento foi realizado pelo Instituto Semesp.

Com inadimplência e evasão em alta na pandemia, 30% das instituições de ensino superior podem fechar em 2020

Atraso nas mensalidades cresceu 72,4%, e desistência aumentou 32,5% em abril em comparação ao ano passado, mostra pesquisa do Semesp. Matéria do Jornal O Globo mostra dados de levantamento do Instituto Semesp.

Inadimplência no ensino superior cresce mais de 70% e evasão sobe 32,5%

Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do País, projeta que, se a situação da pandemia continuar, 21% das instituições podem não conseguir quitar a folha de pagamento de junho. Dados são pautas de matéria do Jornal O Estado de S. Paulo.

Pandemia pode tirar 484 mil alunos do ensino superior no país

Projeção feita pelo Semesp, com dados de abril e maio sobre cancelamento e trancamento de matrícula, aponta que o número de estudantes da rede privada no ensino superior deve ter queda de 7,6% neste ano com a pandemia do coronavírus. Matéria do Jornal Folha de S. Paulo.

Inadimplência do ensino superior privado em abril é de 72% maior do que no mesmo mês em 2019

Evasão teve aumento de 32,5% no mesmo período, segundo dados do Instituto Semesp, que reúne as empresas mantenedoras do ensino superior. Os dados fazem parte da Pesquisa Cenário Econômico Atual das IES Privadas, do Instituto Semesp, e são pauta de matéria do G1 Brasil.

Inadimplência cresce 26,3% em instituições privadas de ensino superior

Os dados constam da pesquisa de inadimplência divulgada pelo Semesp e já registram o impacto econômico da pandemia do novo coronavírus no setor. Matéria da Agência Brasil.

Inadimplência no Ensino

Matéria do Valor Econômico apresenta dados de pesquisa sobre inadimplência e evasão lançada pelo Semesp.

Sobe número de alunos inadimplentes no Estado de São Paulo

Matéria do jornal A Tribuna sobre levantamento do Semesp mostra que, no Estado, o número de alunos inadimplentes em abril aumentou 73,2% em relação ao mesmo mês de 2019 (considerando cursos presenciais e EaD).

Com a pandemia, 30% das instituições de ensino podem fechar as portas até o fim do ano

Matéria da Revista Ensino Superior mostra que estimativa pessimista do Semesp leva em conta aumento da inadimplência, da evasão e determinação de que todas as IES devem dar desconto generalizado aos alunos.