O Semesp acaba de firmar uma parceria estratégica com a Mercer, empresa renomada da Marsh McLennan e líder global em serviços profissionais nas áreas de risco, estratégia e pessoas, para conduzir uma pesquisa salarial exclusiva voltada para o setor de ensino superior. O objetivo é auxiliar as instituições de ensino superior associadas a desenvolverem suas estratégias de remuneração e benefícios de forma mais eficiente e competitiva.

A Mercer, com 81 anos de experiência no mercado e operações em mais de 130 países, destaca-se como referência em serviços de consultoria em Capital Humano. A empresa traz consigo rigorosos procedimentos globais de governança, compliance e proteção de dados, garantindo total segurança e confidencialidade aos participantes da pesquisa.

A pesquisa salarial, restrita às IES associadas ao Semesp, será um importante instrumento para aprimorar as políticas de remuneração das instituições participantes, fornecendo informações relevantes sobre a média salarial de diversos cargos no setor de ensino superior. Além disso, o relatório final incluirá medidas estatísticas, como o 25º percentil, média, mediana e 75º percentil, que permitirão às IES comparar suas práticas de remuneração com as do mercado.

Saiba como participar da pesquisa salarial 2023

“O relatório apresentará detalhadamente informações sobre a remuneração fixa e variável de curto prazo (Bônus/PLR/Vendas) de cada cargo pesquisado”, explica Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp. “Além disso, abordará questões relacionadas às políticas e práticas de benefícios, como a prevalência de determinados benefícios, elegibilidade por nível e os valores relativos à alimentação, contribuição para previdência, coparticipação no plano médico, múltiplos de seguro de vida, entre outros”, detalha.

“É importante ressaltar que somente as IES que aderirem e participarem ativamente da pesquisa terão acesso ao relatório final. O Semesp e a Mercer garantem total confidencialidade dos dados fornecidos pelas instituições participantes, e, em nenhuma hipótese, o relatório será disponibilizado ou comercializado a IES que não tenham participado da pesquisa”, esclarece Capelato.

Para participar, basta que a IES associada ao Semesp acesse o formulário de adesão clicando no botão “QUERO ADERIR” e preencha as informações requeridas até o prazo final de adesão: 15 de agosto.

As instituições participantes serão posteriormente contatadas pela Mercer para obterem mais detalhes sobre o processo e esclarecer eventuais dúvidas. Adicionalmente, haverá um workshop, ainda a ser marcado, dedicado exclusivamente às IES que aderirem à pesquisa, onde serão fornecidas informações sobre o cronograma do projeto, orientações sobre o preenchimento do questionário e outras informações importantes para garantir uma participação efetiva.

Com a colaboração de todas as IES associadas, a pesquisa salarial exclusiva tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento das estratégias de remuneração no ensino superior, contribuindo para a valorização dos profissionais do setor e o crescimento contínuo das instituições educacionais.