Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco: “Além da formação sólida na área escolhida, é fundamental ter formação em práticas didáticas” (foto: divulgação/Instituto Unibanco)

Para além dos prós e contras acerca do que prevê a lei 13.415/17, a do novo ensino médio, ou sua reforma, os números do Censo Escolar da Educação Básica 2022 apontam a urgência de mobilização da sociedade em torno da exclusão de adolescentes da escola. Entre os estudantes de 17 anos, 241.641 deixaram a escola antes de completar o ensino fundamental ou o ensino médio. Dos 14 aos 16 anos, foram 250.497.

O tema da exclusão e sua relação com o racismo estrutural é abordado nesta entrevista com Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco. Ele foi Secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) e atuou na coordenação da implantação do programa Bolsa Família. Henriques também comenta dois aspectos relevantes da reforma do ensino médio, a flexibilização por meio de itinerários formativos e o ensino profissionalizante. Aborda estratégias de permanência de jovens cotistas nas universidades e aponta aperfeiçoamentos na formação dos docentes – a base para uma educação de qualidade –, entre eles, a necessidade de ênfase na prática didática, para que os professores possam dar conta dos muitos desafios em sala de aula.

Confira entrevista na integra no site da Revista Ensino Superior