Os alunos do 3º Semestre do curso de Gestão Ambiental desenvolveram um projeto com objetivo de minimizar os impactos negativos das bitucas de cigarro jogadas no meio ambiente. Para deixar o campus mais limpo e saudável, eles instalaram bituqueiras-lixeiras próprias para os filtros de cigarro em pontos estratégicos da Faculdade Eniac.

Após a reciclagem, os restos de fumo e os papéis das bitucas são utilizados como adubo e os filtros fazem parte de uma manta de sustentação para o processo de hidrossemeadura em áreas degradadas. A Hidrossemeadura é uma tecnologia relativamente nova, que utiliza equipamentos hidráulicos para o plantio de sementes. Devido à umidade aumentada no solo, germinação e brotação das sementes é mais rápida do que no método tradicional.

Para os alunos, este projeto, além do benefício ambiental, tem um aspecto social que auxiliará a  conscientização da população a não jogar qualquer tipo de lixo nas ruas, principalmente os fumantes. “Desta forma pretende-se melhorar a saúde da população e proteger o ambiente em que vivemos, além de incentivar a reeducação das pessoas a importância da coleta deste material e sua reciclagem”, informa  a estudante Auristela Santos.

Além da sensibilização da população, o grupo realizador do projeto, estuda formas de estarem expandindo os coletores em outros pontos da cidade, levando a diante o trabalho e a conscientização da população.  “Estamos satisfeitos e orgulhosos por estarmos colaborando de alguma forma para a preservação do meio ambiente, a melhoria da saúde e da limpeza do local e da cidade”, completa Pedro Henrique.