Entre 15 e 28 de maio, a comitiva da Missão Técnica Internacional do Semesp visitará instituições de ensino superior em três diferentes cidades do Japão: Tóquio, Quioto e Hiroshima. Ao todo, cerca de 40 pessoas terão a oportunidade de conhecer um contexto de transformação digital, tecnologias, produtividade, inovação e conexões entre ensino superior e setor produtivo em meio a uma cultura milenar. As vagas para participar da Missão já estão esgotadas.

Para preparar os participantes, o Semesp está realizando workshops sobre a cultura japonesa, a fim de evitar choques culturais e familiarizar a comitiva sobre as diferenças de comportamento entre brasileiros e japoneses. Nesta terça, 2, foi realizado um primeiro workshop focado na cultura do Japão. No próximo dia 30 de abril, um outro workshop apresentará alguns pontos sobre o sistema educacional japonês, antecipando um pouco as visitas às IES locais.

Entre as IES que serão visitadas estão Tsukuba University, Tokyo University, Meiji University, Ekei University e Ritsumeikan University. “O Japão é um país reconhecido pelos avanços tecnológicos e que investe muito em pesquisa”, conta Fábio Reis, diretor de Inovação e de Redes do Semesp. “Ao mesmo tempo, o Japão é um país de muita tradição, então as IES carregam esse equilíbrio entre inovação, tecnologia e tradição, essa última em um sentido de respeito às instituições e à suas histórias”, acrescenta. “As IES lá mantém não apenas os valores das universidades, mas do próprio ensino superior vinculado à sociedade com o objetivo de formar cidadãos. Nossa expectativa é ver e aprender com esse equilíbrio entre inovação e valorização das pessoas”.

Saiba mais sobre as IES que serão visitadas aqui.